Você dorme com os pés descobertos? Isto é ótimo para o sono, diz cientista

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de fevereiro de 2020 às 20:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Isso porque é uma das partes do corpo com escape de temperatura, pois possuem estruturas vasculares

​Uma boa noite de sono é fundamental para o corpo e para a mente: emagrece, previne doenças, melhora o desempenho no trabalho, previne a depressão, melhora a memória e aumenta a longevidade. 

A pesquisadora Natalie Dautovitch, professora de psicologia na Universidade do Alabama, EUA, e porta-voz da National Sleep Foundation, faz uma afirmação interessante.

Apesar de soar contraproducente para algumas pessoas, dormir com os pés descobertos é uma excelente mania, porque garante uma noite de sono melhor, já que esses membros ajudam a manter o corpo em uma temperatura mais baixa. 

Mais especificamente, você acaba dormindo mais rápido e mais profundo.

Temperatura corporal e qualidade do sono 

Em entrevista à New York Magazine, Dautovitch afirmou que os pés são umas das melhores partes do corpo quando o assunto é se livrar do calor, e não a cabeça. 

Isso porque é uma das partes do corpo com escape de temperatura, pois possuem estruturas vasculares responsáveis por diminuir o calor corporal. 

Eles não possuem pelos, e contêm as chamadas anastomoses arteriovenosas, conhecidas estruturas que ligam as artérias às veias, antes que ambas se reúnam aos vasos capilares. 

Logo, quando está mais quente, essas estruturas se dilatam para permitir uma maior passagem se sangue para a pele, a fim de resfriá-la.

No estágio mais profundo do sono o corpo chega a ficar dois graus mais frio. Deixar os pés descobertos acelera o processo de resfriamento. Para Natalie a temperatura corporal ideal para uma boa noite de sono é de no máximo 20ºC.

Outro estudo realizado anteriormente descobriu que as temperaturas mais baixas são capazes de provocar sonolência. 

Os idealizadores do estudo sugerem em seu texto que se tome banho morno antes de se deitar. 

Assim, estimula o corpo a baixar a temperatura de maneira natural estimulando o sono. 

Por esse motivo, as pessoas sentem sono depois de tomar um banho quente e ele é aconselhável para quem sofre de insônia.

Outros modos de evitar insônia

Existem outros modos para ajudar a ter uma boa noite de sono, além de deixar os pés descobertos. 

Evitar bebidas com cafeína pelo menos 4 horas antes de se deitar, não se exercitar 3 horas antes de dormir e não comer refeições pesadas são alguns deles. 

Também é importante se desconectar pelo menos 1 hora antes de dormir. Então sem celular, computador ou televisão. 

Passe essa 1 hora realizando atividades relaxantes como ler um livro, escutar música ou meditar. Não se esqueça de deixar o quarto escuro, silencioso e com temperatura agradável.


+ Comportamento