Viva a Abolição!

  • EntreTantos
  • Publicado em 16 de maio de 2018 às 10:59
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Saudações paciente leitor!

Neste mês de maio, precisamente no dia 13, comemoramos os 130 anos da emancipação do elemento servil, ou seja, a abolição da escravidão.

Sempre questionei o feriado da consciência negra, não por discordar do conceito, mas, por não me conter com a modéstia de tal. Sobretudo, propus, neste mesmo espaço, remanejar a homenagem para o dia 13 de maio, sob o argumento de que, ao celebrarmos a consciência negra no dia 20 de novembro, quase que resumimos a causa a uma tributação póstuma a Zumbi dos palmares. O que é uma lástima, já que há todo um contexto por traz da causa e, sobretudo, muitas, muitas pessoas a serem lembradas.

Se já me conhece bem ao longo de nossas laudas e, mais que tudo, suportara meu estilo, o leitor sabe que eu jamais cometeria o sacrilégio, o crime de propor uma analogia, sem que antes, eu tenha dedicado dias, senão anos a ponderá-la e, mais que tudo, estuda-la. Portanto, paciente leitor, acredite quando digo que o 13 de maio de 1888 supera e muito, em grau de relevância, o fatídico, controverso e quase pitoresco 7 de setembro. E não seria exagero acrescentar que o Brasil se tornara de fato um país independente, somente após romper a corrente da escravidão, ainda que de maneira retardatária.

Obviamente, a data da abolição contrasta com a homenagem ao dia das nossas mamães. E é justamente neste ponto que a coisa se enrola. Logisticamente, em prol de atender os truques do mercado, esta data a cada ano se enfraquece. É preciso mencionar as novas tecnologias para presentearmos nossas genitoras, e o que se ganharia em dedicar um maio bom de vendas, à memória de milhares de negros? E antes que eu seja linchado por todas as mamães, esclareço que não proponho esquecer sua justa homenagem, ainda que penso o dia das mães nos 365 dias do calendário. Dito isso, valho-me do ensejo para explicar o motivo, pelo qual, quebrei a promessa que fiz na edição passada, a de dedicar todas minhas linhas em homenagem às nossas genitoras. Há centenas de lápis mais eficiente que o meu que, sem dúvida prestará louvável tributo às mães, enquanto que, a questão abolição está quase órfã de quem mencione.

Todavia, a libertação dos escravos representara um marco nos caminhos turvos da histórias brasileira. Movimentos que hoje representam inquestionável relevância para o Brasil, só começaram a caminhar no pós-abolição, como a indústria, relações comerciais internacionais e a própria republica.

Sei que propor um feriado para o dia da abolição é, entre tantas outras vertentes, lembrar o Brasil, de um passado monstruoso, do qual tenta covardemente se livrar, varrendo para debaixo do tapete, aniquilando compêndios históricos que possam propor novos prismas para a população de maioria negra.

Engana-se miseravelmente quem se deixou levar pelo conto de fadas, de que a abolição dos escravos se dera sobre a bondade de uma princesa rebelde (a Redentora) que, valendo-se da ausência do pai, brincara de abrir a porteira para ver até onde o iria rebanho. Ainda que, devo convir, que abolir os escravos foi uma das últimas tentativas desesperadas de um império em ruinas, recuperar ao menos um pouco a popularidade. Aceitar isso, é se esquecer das pressões contra a monstruosidade da escravidão. Esquecer que, no Rio de janeiro, por exemplo, havia pelo menos 3 negros para cada cidadão branco, tanto que, ao desembarcar no coração do império brasileiro, qualquer turista reavaliaria o mapa, para certificar-se de que não fora traído pelos ventos e levado ao continente africano. No frigir dos ovos, é superficial demais, aceitar uma tributação rasa, objetivando minimizar a causa, elegendo um único herói. É se esquecer dos “Pretinhos” Machado de Assis e Nabuco, que entregaram a alma para a causa abolicionista, chegando a falsificar cartas de alforrias. É se esquecer de Chiquinha Gonzaga, que vendia suas partituras de porta-a-porta para, com o dinheiro, comprar a liberdade de negros. Isso sem mencionar a comissão de abolição, formada por jornalistas que, sustentaram de maneira ferrenha a questão. Enfim, seria necessário muita tinta e papel, para citar os tantos heróis da abolição. E, se ainda não fui demitido por um palavrão, é bem provável que serei por não respeitar o tamanho dos textos he-he-he. Talvez, não se comemora a abolição no brasil, porque ela ainda não aconteceu!

Viva ao 13 de maio!

O dia mais importante da história do Brasil.

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.


+ zero