Visto eletrônico aumenta entrada de turistas no Brasil, confirma Embratur

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de fevereiro de 2018 às 00:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:34
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Órgão estima que aproximadamente 400 mil turistas estrangeiros estiveram no Brasil durante o Carnaval

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz,
comemorou os resultados da concessão do visto eletrônico para turistas oriundos
dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. Segundo o Ministério do Turismo,
somente no período do carnaval, 400 mil turistas estrangeiros deverão ter
ingressado no Brasil, injetando na economia R$ 11,4 bilhões, além de 10,7
milhões de turistas nacionais. Os números consolidados deverão ser apresentados
nos próximos dias, disse Lummertz nessa última quarta-feira, 14 de fevereiro.

Para
o presidente da Embratur, o visto eletrônico é uma grande mudança na estratégia
de internacionalização do turismo do Brasil. A expectativa da Associação de
Agências de Viagens dos Estados Unidos (USTOA, na sigla em inglês) é que dobre
o número de turistas americanos que visitam o Brasil por causa dessa
facilitação. O mesmo ocorre em relação aos demais países que já têm o visto
eletrônico.

Lummertz
observou, contudo, que isso requer tempo. “Mas a reação foi imediata”. Os
agentes de viagens que trabalham em casa, chamados ‘home brokers’, também estão
com a expectativa que a derrubada dessa barreira facilite muito a vinda dos
americanos e canadenses para cá.

O
presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel
Linhares, afirmou que o visto eletrônico vai facilitar muito o ingresso de
turistas dos EUA e dos demais países para o Brasil. “Sem dúvida, a tendência é
melhorar cada vez mais a entrada de americanos, que são o segundo destino que o
Brasil recebe, depois da Argentina”.

Durante
o desfile das escolas de samba do Grupo Especial, no Rio de Janeiro, o
presidente da Embratur recebeu o primeiro grupo de 74 australianos que fizeram
o visto eletrônico. Considerou essa uma “bela amostra” da importância dessa
ação. A vice-presidente da Associação de Hotelaria da Austrália, Lyn Humphreys,
falou que a medida agradou aos australianos, que precisavam fazer longas
viagens até os consulados do Brasil naquele país e agora conseguem o visto pela
internet em apenas 72 horas, contra os dois meses anteriores.

Esforço de internacionalização

O titular da Embratur deixou claro, por outro lado,
que também faz parte desse esforço de internacionalização do turismo brasileiro
projetos que estão no Congresso Nacional. Entre eles, o Céus Abertos, que
amplia o número de voos dos Estados Unidos por semana para o Brasil; a abertura
do capital das companhias aéreas para o capital estrangeiro, para aumentar as
condições de competitividade do país; e a transformação da Embratur em uma
agência independente, para que ela possa competir com mais agilidade no mercado
mundial. “Nós precisamos investir mais na busca do turista internacional. É o
que fazem os países do mundo inteiro”, lembrou Vinicius Lummertz.

Ele destacou a importância de mais conectividade
aérea e do rebaixamento de tarifas mediante competição. “A maior conectividade
aérea trará mais voos e mais frequência e tende a baixar os preços,
principalmente num Brasil mais competitivo, que tem um potencial turístico
imenso”.


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