Vírus está em transição para fase descontrolada em São Paulo e 4 estados

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de abril de 2020 às 17:11
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A taxa de letalidade da doença no Brasil é de 4%, abaixo da média mundial de 5%, segundo a OMS

O Ministério da Saúde alerta que a fase da epidemia de coronavírus em algumas regiões do país pode estar em transição para a fase de aceleração descontrolada.

Considerando o número de doentes de acordo com o total de habitantes, o ministério coloca nessa lista especial e principalmente o Estado de São Paulo. 

A taxa de letalidade da doença no Brasil é de 4%, abaixo da média mundial de 5%, segundo a Organização Mundial da Saúde.

O Ministério da Saúde alerta que faltam profissionais de saúde capacitados para manejo de equipamentos de ventilação mecânica, fisioterapia respiratória e cuidados avançados de enfermagem direcionados para o manejo clínico de pacientes graves de COVID-19.

Também faltam leitos de UTI e de internação que não estão devidamente estruturados e nem em número suficiente para a fase mais aguda da epidemia.

Por isso, recomenda que os estados que implementaram medidas de distanciamento social ampliado devem manter essas medidas.

Principalmente até que o suprimento de equipamentos e equipes de saúde estejam disponíveis em quantitativo suficiente, de forma a promover, com segurança, a transição para a estratégia de distanciamento social seletivo.

Além do estado de São Paulo, o Ministério da Saúde colocou na lista de estados que podem ter aceleração descontrolada de casos, o Ceará, Rio de Janeiro, Amazonas e também o Distrito Federal.


+ Saúde