Vestibular 2020 da Unesp oferecerá 7.725 vagas: inscrições iniciam em 09/09

  • Entre linhas
  • Publicado em 16 de agosto de 2019 às 10:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Universitários e professores opinam sobre o exame e a disputa para ingresso na renomada instituição

O ​Vestibular 2020 da Unesp oferecerá 7.725 vagas em cursos de graduação da Universidade, que em Franca oferece Direito, História, Serviço Social e Relações Internacionais.

 Faltando menos de um mês para o início das inscrições, que serão iniciadas em 9 de setembro, universitários e professores opinaram sobre o exame vestibular e a disputa para ingresso nos bancos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho”, uma das principais do país e da América Latina.

renan-ramos.jpg“É de extrema importância que os alunos do ensino médio façam um esforço de prestar o vestibular da Unesp. Sabemos que pode parecer intimidador e levantar uma série de dúvidas sobre nossa capacidade. Porém não devemos nos intimidar. A sociedade está cada vez mais competitiva e precisamos trabalhar ainda mais na nossa qualificação e ensino. O conhecimento é libertador e a Universidade é um caminho para a gente atingir nossos objetivos. Por isso digo: não deixem essa oportunidade passar! Confiem no seu potencial e nos vemos aqui dentro”, disse Renan Ramos, aluno do terceiro ano do curso de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus Araraquara.

cesar-aleluia.jpg“A UNESP me proporcionou muito conhecimento acumulado, não apenas nos cursos em que oferece, mas no convívio com grandes profissionais que compartilham suas experiências. Estes profissionais, por vezes, tornam-se inclusive grandes amigos que você leva consigo para sempre. Enquanto universidade pública, que preza pela excelência e seriedade, oferece inúmeras oportunidades de você estar entre os melhores de cada área do conhecimento, não apenas para o seu desenvolvimento pessoal, mas também para o desenvolvimento da sociedade em seu entorno. Como exemplo, podemos citar o projeto Rondon que a Unesp é parceira nas missões, nas regiões mais carentes do interior do país. Os alunos também participam ativamente na resolução de problemas sociais e humanitários, em conjunto com o Exército Brasileiro e com outras instituições públicas de ensino superior do país. A Unesp não é apenas mais uma universidade, mas um dos melhores ambientes do mundo para construção de uma nova sociedade”, declarou César Aleluia, estudante do último ano de Administração Pública, câmpus Araraquara.

A Universidade abrirá vagas para 136 cursos de graduação, com 186 opções de entrada no vestibular. A Unesp tem 34 unidades, distribuídas por 24 cidades paulistas. A primeira fase do exame vestibular será em 15 de novembro. No ano passado, as provas foram aplicadas para 98.435 candidatos. 

Após o ingresso na Unesp, em algumas carreiras, há a oportunidade de o estudante também obter um diploma europeu de graduação.

gabriel-2.jpgO engenheiro mecânico pela Faculdade de Engenharia da Unesp, câmpus Ilha Solteira, Gabriel Mantovani, também é formado em Engenheiro de Performace Automotiva pela Escola Nacional de Engenheiros da França, localizada na cidade de Metz. Ele teve bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES). Gabriel destacou que é muito difícil quantificar o quanto a experiência de uma “graduação-sanduíche” é enriquecedora. “Nós somos expostos a muitas dificuldades, a muitas experiências novas, a uma nova cultura para conseguir a graduação em outro país. Em seis anos, obtive dois diplomas, um internacional que é válido em toda a Europa, e outro no Brasil inteiro. Foi muito bom para mim em um curto período de tempo ter dois diplomas”, diz o estudante que se formou no fim de 2018.

As inscrições para o Vestibular 2020 da Unesp vão de 9 de setembro a 7 de outubro. Segundo as regras do exame, metade das vagas são reservadas ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). 

patricia-marcheto.jpgA professora do curso de Administração Pública da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus Araraquara, Patrícia Marchetto, lembra que o Guia de Profissões da Unesp, que pode ser acessado pelo site https://www2.unesp.br/portal#!/guiadeprofissoes, oferece um panorama das várias carreiras oferecidas pela Universidade. “Eu tenho certeza que todos que ingressarem no Unesp terão os melhores anos desua vidadurante a graduação na Unesp”, ressalta Patrícia Marchetto.

Todas as informações sobre o exame estão disponíveis no resolução que estabelece as normas para o Vestibular 2020 da Unesp. O documento, disponível no site da Vunesp, também orienta os candidatos a respeito das provas específicas, cursos, número de vagas, entre outros pontos importantes.

lutero-3.jpgRegente da orquestra acadêmica da Unesp, o professor Lutero Rodrigues, do Instituto de Artes, câmpus São Paulo, também reforça a possibilidade de desenvolvimento artístico que a Universidade oferece. 
No nosso Instituto de Artes, temos professores altamente gabaritados, uma tradição muito grande de produção artística na música, nas artes visuais, nas artes cênicas e em outras áreas. Muita gente importante atuando no mercado estudou aqui. Então, estamos de braços abertos para receber novos alunos”, diz Lutero Rodrigues.


+ Educação