Vereadores discutirão duas comissões processantes contra Gilson de Souza

  • Entre linhas
  • Publicado em 28 de fevereiro de 2020 às 21:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se acatadas pelo Plenário, as comissões poderão decidir pela cassação do mandato de Gilson

Em sua 5ª Sessão Ordinária, marcada para a próxima terça-feira, 3 de março, a partir das 9h, a Câmara Municipal irá apreciar o pedido de abertura de duas comissões processantes contra o prefeito Gilson de Souza (DEM). 

Se acatadas pelo Plenário, as comissões poderão eventualmente decidir pela cassação do mandato de Gilson.  

Os dois processos foram protocolados por munícipes na quinta, 27, e nesta sexta-feira, 28, respectivamente. 

Enquanto o primeiro alega que o prefeito deve ser investigado por ter demorado em demitir comissionados mesmo após decisões judiciais (inclusive do Supremo Tribunal Federal), o segundo argumenta que Gilson descumpre a Lei Orgânica do município ao não repassar as verbas do Orçamento Impositivo às entidades. 

As denúncias, por apresentarem teores distintos, podem dar origem a duas comissões processantes independentes.

“O primeiro passo agora é que os processos passem pela leitura durante a sessão e, em seguida, levados à votação. Como são duas denúncias, as votações são separadas. A cada votação, sendo aprovada por maioria simples, forma-se uma Comissão Processante. Quem vai decidir pela abertura ou não são os vereadores”, esclareceu o presidente da Câmara Municipal de Franca, o vereador Pastor Palamoni (PSB).

Se ambas as denúncias forem acolhidas pelo Plenário, cada comissão será formada por três vereadores. 

Em seguida, o denunciado é notificado no prazo de cinco dias para a elaboração de sua defesa prévia, a qual, por sua vez, deve ser apresentada em até dez dias depois da notificação. 

Assim que analisar a defesa prévia, a comissão emite parecer dentro de cinco dias, podendo decidir pelo prosseguimento ou pelo arquivamento da denúncia. 

Se a primeira opção for a escolhida, o processo será definido em uma sessão de julgamento, que pode condenar e afastar o denunciado ou absolvê-lo.

Subsídio

Na Ordem do Dia (período das votações, realizado à tarde), quatro Projetos de Lei (PLs) serão apreciados pelo Plenário. Após ser adiado por quatro sessões, venceu o prazo para votação do PL nº 138/2019, de autoria do prefeito, e ele volta à pauta nesta terça. 

A propositura autoriza o Poder Executivo a repassar subsídio para o custeio do Sistema Público de Transporte Coletivo. A propositura autoriza o Poder Executivo a realizar repasses mensais de até R$ 150 mil para custeio do sistema público de transporte coletivo. 

O objetivo é reduzir ou congelar o preço da passagem de ônibus. A proposta conta com parecer contrário das comissões permanentes.

Também serão analisados três PLs de denominações. São eles: o PL nº 04/2020, de Gilson, que denomina “Dr. Wiliam Wanderley Jorge” o novo complexo viário, localizado no entroncamento das Avenidas Champagnat e Dr. Ismael Alonso Y Alonso; o PL nº 129/2019, de autoria do vereador Adérmis Marini (PSDB), que denomina “Doutor Francisco Antonio – Dr. Tonhão”, a Rua 10 da Vila Piemonte II de Franca; e o PL nº 130/2019, também de Adérmis, que denomina “Tenente Amaury Garcia” a Rua AP 05 do Residencial Atlanta Park de Franca. 

Um Requerimento e uma Moção de Aplausos também estão na pauta.

A 5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca será transmitida ao vivo pelo Facebook (link: https://www.facebook.com/camaradefranca/). Todos os itens na pauta podem ser conferidos aqui: https://sgl.franca.sp.leg.br/Ordem.    

(Comunicação Institucional Câmara)


+ Política