Verdade sobre coronavírus pode ser pior do que as teorias da conspiração

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de março de 2020 às 15:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pessoas e até líderes políticos estão promovendo teorias da conspiração sobre a origem coronavírus​

​A pandemia de COVID-19 é uma crise desorientadora, veloz e perigosa que tem afetado basicamente o mundo todo. 

Como costuma acontecer em tempos de desastre, pessoas, inclusive líderes políticos, estão promovendo teorias da conspiração sobre a origem, disseminação e seriedade do novo coronavírus.

É uma arma biológica?

Esta é talvez a teoria da conspiração mais proeminente até hoje, e o raciocínio é bastante simples. 

De acordo com essa teoria, o coronavírus – oficialmente chamado SARS-CoV-2 – não é apenas um produto da natureza, mas uma arma viral criada em laboratório para aterrorizar alvos não especificados.

Políticos e malucos em todo o mundo adotaram alguma versão dessa teoria, embora nem sempre culpem o mesmo agressor. 

O senador norte-americano Tom Cotton culpa o governo chinês. Líderes no Irã e na China argumentaram que a origem do vírus é na verdade o exército dos EUA.

Essa teoria da conspiração também recebeu apoio dos habituais questionadores da Internet, com os seguidores de QAnon alegando que o vírus é uma operação de bandeira falsa inventada pelo “estado profundo” (entre outras ideias bizarras).

Um argumento aponta que a Universidade Johns Hopkins realizou um exercício público em outubro passado sobre como uma pandemia afetaria o mundo, usando suspeitosamente um coronavírus como seu germe fictício. 

O fato de Bill Gates, um alvo comum da multidão de QAnon, ter ajudado a financiar esse exercício de simulação apenas alimentou ainda mais essas chamas.

Claro, você teria que se perguntar por que Bill Gates e os Illuminati ofereceriam uma prévia do plano diabólico com apenas alguns meses de antecedência. 

A escolha de usar um coronavírus na simulação de pandemia foi certamente presciente, mas completamente lógica, dado que duas das epidemias mais assustadoras nos últimos 20 anos foram ambos os coronavírus SARS e MERS.

É o fato de que esses vírus tendem a se espalhar como um resfriado ou gripe típico que os torna tão potencialmente perigosos.

Na verdade, não há evidências no nível genético de que o SARS-CoV-2 tenha sido fabricado pelo homem, mas há muito a sugerir que ele passou recentemente de animais para humanos, como muitas doenças infecciosas fizeram por milênios e continuarão a ocorrer muito depois que essa pandemia acabar. 

Pode ser reconfortante pensar que alguém está no controle dessa calamidade, mas infelizmente o mundo é governado pelo acaso e pelo caos.

Celebridades infectadas?

Idris Elba foi uma das primeiras celebridades a anunciar que havia contraído o coronavírus. 

Ele teve apenas um breve tempo para apreciar os desejos de melhoras de seus fãs antes de se ver publicamente negando as alegações de que ele e outras celebridades estavam sendo pagas para dizer que estavam infectados.

Certamente, é verdade que pessoas famosas fizeram testes para Covid-19 com muito mais facilidade do que o resto de nós, e são os mais pobre que sofrerão mais com a crise. 

Nesse caso, porém, a verdadeira conspiração é a colaboração de longa data entre ricos e poderosos para manter suas vantagens e, ao mesmo tempo, manter o resto de nós em baixo.

É para atacar o presidente Trump?

Talvez a conspiração mais difundida entre os conservadores nos EUA atualmente seja que a reação (exagerada) ao Covid-19 é uma conspiração democrata e/ou liberal da mídia para derrubar o presidente Donald Trump. 

Como exatamente a mídia liberal consegue envolver tantos outros países em nossa trama, não está claro.

Se essa pandemia é realmente uma ameaça tão séria para os EUA quanto parece, Trump e seu governo falharam colossalmente em proteger o país dela. 

Durante anos, a Casa Branca de Trump esvaziou recursos do governo federal que foram explicitamente destinados a prever e prevenir pandemias.

Durante o surto inicial na China, Trump, legisladores republicanos e a mídia conservadora subestimaram publicamente o risco para os EUA, apesar das advertências de seus próprios especialistas em inteligência dizendo-lhes o contrário. 

E mesmo quando ficou óbvio que o Covid-19 estava se espalhando nos EUA, a capacidade de teste do país era basicamente inexistente por semanas, eliminando qualquer possibilidade de que ele pudesse ser contido. 

Muitos jornalistas foram considerados histéricos por relatar, com precisão, que os EUA estavam em perigo iminente por esse vírus e que estavam lamentavelmente despreparados.

Mas se você acredita que o coronavírus nada mais é do que uma operação de bandeira falsa destinada a fazer com que Trump pareça ruim, todas as opções acima não importam. 

Você pode argumentar que isso não é pior que a gripe, como figuras conservadoras de destaque ainda continuam, apesar das projeções iniciais de que o vírus poderia matar mais de um milhão de norte-americanos sem esforços de mitigação.

As teorias da conspiração, no fundo, são maneiras de explicar uma realidade desagradável e, como resultado, elas geralmente têm um certo grau de verdade.

O governo dos EUA não planejou o 11 de setembro, mas talvez pudesse ter evitado isso e certamente mente sobre muitas coisas. 

Nesse caso, a realidade sombria é que, apesar de todos os avanços tecnológicos, o mundo ocidental foi completamente derrotado por um vírus para o qual deveria estar bastante preparado. 

E agora muitas pessoas vão morrer, a economia está na pior e não deve acabar tão cedo.​


+ Cotidiano