Venda de Cartões de Natal em prol de entidades segue até terça, 24

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de dezembro de 2019 às 11:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Iniciativa, do Empreender Social tem como objetivo fomentar projetos do grupo que reúne 12 entidades locais

A venda de cartões de Natal do Empreender Social – núcleo de desenvolvimento da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) que reúne 12 entidades assistenciais de Franca – continua até o dia 24 de dezembro no Franca Shopping e no Café ACIF. 

A iniciativa visa reverter a arrecadação das vendas em treinamentos e ações em prol de melhorias nos serviços prestados à comunidade. Cada unidade custa R$ 3.

As artes dos cartões são assinadas pelos artistas francanos Lucas Cassarotti, Samuel Freiria e Edina Sikora, que apoiam a ação. “O mundo vem mudando com iniciativas como essas, que são muito importantes para que possamos nos unir e compartilharmos. Ninguém é tão pobre que não tenha nada para dar e nem tão rico que não precise de algo. Assim, sempre saímos melhores dessas correntes do bem”, afirma Edina.

Na última semana, a ACIF recebeu em sua sede as visitas de Cassarotti e Freiria para um bate-papo. De acordo com Samuel, que sempre participa de ações que usam a arte como ferramenta social, a produção escolhida para ilustrar o cartão já tem história. “Foi usada como estampa de camiseta pelo projeto Cidades Invisíveis, de Florianópolis. Eu a usei pela primeira vez em 2017 e, agora, de novo, porque representa muito meu ano: gratidão. O texto se comunica com a arte e fala sobre ter um olhar ‘mais coração’ sobre o mundo”, disse.

Lucas também revelou os motivos que o levaram a cooperar com a ação. “Acredito que olhar para além do umbigo enche mais a barriga: pensar em conjunto com quem quer mudar as coisas, com quem quer aprender, quer trocar, compartilhar e aprimorar o grupo, nunca o individual. Uma rede unida e conectada é uma rede forte e verdadeiramente colaborativa para todos.”

Os interessados em fazer parte e colaborar com a ação podem adquirir os cartões até a véspera de Natal. O Franca Shopping fica na Av. Rio Negro, 1100. Já a ACIF está localizada na Rua Monsenhor Rosa, 1940.

Empreender Social

O Empreender Social é formado pelas entidades: 

– Amarjá, que atua em prol da recuperação de dependentes químicos; 

– APAE-Franca, que promove ações de defesa de direitos e prestação de serviços à pessoa com deficiência; 

– Caminhar, que habilita e reabilita pessoas com paralisia cerebral; 

– Casa de Apoio Dom Pedro Luís, voltada para o acolhimento e reinserção social de pessoas que tiveram os vínculos familiares e/ou comunitários abalados ou rompidos; 

– CVSF, centro de voluntários que trabalha para melhorar a qualidade de vida de pacientes atendidos por instituições de Saúde locais; 

– DCNOVI, que trabalha pela recuperação de dependentes químicos; 

– Espaço Nulo, que atua na promoção, fomento e articulação artística e cultural de Franca; 

– IANSA, casa de apoio às pessoas em tratamento de saúde e suas famílias; 

– Internacional Esporte, clube dedicado ao esporte e lazer que prioriza pessoas em situação de vulnerabilidade; 

– Lasep, Liga de Assistência Social e Educação Popular que atende crianças, jovens e idosos; 

– Santa Casa de Franca, hospital estruturante de referência em atendimentos de média e alta complexidade  

– Sociedade dos Cegos, que apoia o desenvolvimento humano e a inclusão social efetiva da pessoa com deficiência visual.


+ Filantropia