Velejar é uma filosofia de vida

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de agosto de 2017 às 12:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Entre uma parada e outra nos lugares mais lindos da terra acessados pelo mar, estarei confabulando sobre o que vejo, sinto e aprendo nessa fantástica volta ao mundo à vela com vocês, nessa coluna.

Antes de ter o veleiro Aleluiah, fiz vários cursos de vela oceânica em Ilha Bela, com o capitão André Magalhães Homem de Mello, um dos melhores e mais destemidos velejadores do mundo. Além de ser um cara bacana demais. Amigo do coração.

Me lancei ao mar com o Aleluiah há quatro anos atrás. A saída e a preparação final foram feitas em Fort Lauderdale, Flórida, Estados Unidos.

Local escolhido estrategicamente para a compra do barco. Lá  temos a maior quantidade e variedade de  barcos do mundo. E aperfeiçoar o inglês, fundamental para a comunicação via rádio pelo mundo afora.

O Aleluiah, um Hylas de 49′, 15 metros, é acima de tudo uma barco seguro, considerado o melhor barco para ondas grandes e mares turbulentos. Robusto. E de tão perfeito o seu  projeto, não mexem em nada nele há 26 anos.

Projetado pela dupla de projetista mais premiada no mundo náutico,  Sparkman & Stephens.

Ali  permaneci por um ano  e meio aprendendo a lidar com os elementos da natureza, e a entender como essa máquina complexa, que é o veleiro Aleluiah, funciona e se comporta em alto mar.

Fazia viagens constantes ao sul da Flórida, Key West e Bahamas.

Aos poucos fomos nos entendendo e criando uma bela amizade.

Ainda não aprendi tudo, mas o suficiente para me garantir sozinho a bordo desse inseparável melhor amigo, o Veleiro Aleluiah.

Eu cuido dele e ele cuida de mim.

Sim, ele cuida muuitoo de mim,  me abriga, me dá conforto necessário e me conduz por esse marzão sem fim,  de belezas que a cada dia me surpreende e ensina mais.

São ilhas paradisíacas, na sua maioria desabitada, povos de culturas muito diferentes da nossa, sabores, cheiros e jeitos que me encanto por cada canto que passo.

Desde a partida na charmosa ilha Hendricks Isle, onde deixei grandes amigos. Essa é uma das melhores partes de se velejar: os amigos que fazemos nas marinas, sempre pessoas do bem, dispostas a ajudar no que for. Como diz meu amigo Loyd, que mora na marina de Marathon, ao sul da Flórida: Only first class people.

Não é só alegria e vida boa, meus amigos. Muito trabalho e consertos fazem parte dessa jornada.

Mas vamos focar só nas coisas boas e belas.

Agora me encontro nas Ilhas Britânicas Virgens, um paraíso formado por várias ilhas de uma beleza descomunal. Sem duvida, um dos melhores locais do mundo para se velejar e praticar mergulhos autônomos. 

A vida marinha é muito preservada e abundante. Para se ter uma ideia, é proibido ancorar nas praias para não comprometer o fundo de corais. Só podemos apoitar (amarrar o barco direto em boias presas ao fundo do mar) nas poitas feitas pelo governo.

Se a Polícia Marítima pegar alguém com a âncora na água, a multa é altíssima.

O legal é que todos respeitam e têm a consciência de que temos que preservar nosso meio ambiente.

Há um grande respeito também pelo alheio. Ninguém mexe em nada de ninguém.

Barcos dormem abertos… A segurança é total.

A moeda é o dólar americano, a língua oficial o inglês. As ilhas estão sob proteção e governo da rainha da Inglaterra.

E isso dá um orgulho danado em toda população, predominantemente descendentes de escravos, que herdaram um belo paraíso, e o preservam e o governam com espantosa competência.

Crianças todas uniformizadas na escola, índice zero de evasão escolar.

Bonito demais de se ver.

E nosso Brasil, será que chega lá minha gente?

O melhor de se morar em um veleiro é ter a liberdade de partir para onde quiser e quando quiser, junto com sua casa e toda a tranqueira que juntamos a bordo…. rs…Isso é fantástico.

Melhor que isso é o combustível de graça: só preciso de vento.

Velejar é uma filosofia de vida, uma religião, uma paixão…

Sem dúvida, a melhor forma de se viajar e conhecer os mais distantes, inacessíveis e preservados locais desse fantástico Planeta Terra.

Bons ventos a todos, e até a próxima.


+ Esportes