Veja dicas de como evitar a queima dos aparelhos elétricos e eletrônicos

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de março de 2018 às 16:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estado de São Paulo terá a maior incidência de raios nos próximos 30 anos, segundo pesquisa do Inpe

Independente da estação do ano ou clima da região, os equipamentos eletrônicos ligados na rede elétrica sempre estão expostos a eventuais surtos de tensão. Mas em época chuvas, em que raios e trovões se manifestam a todo momento, o cuidado e atenção devem ser redobrados, pois esses fenômenos possuem picos que são os responsáveis pela queima dos equipamentos – uma pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) identificou que o estado de São Paulo (SP), por exemplo, terá maior incidência de raios nos próximos 30 anos. Os efeitos já começam a ser sentidos – somente na tarde do último dia 20 de março, a região metropolitana paulistana registrou em poucas horas cerca de 14 mil raios.

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o uso de estabilizadores e no-breaks não oferecem uma proteção efetiva contra raios e descargas elétricas de grande porte. Esses aparelhos têm a função de estabilizar correntes elétricas de pequenas variações“, afirma Ricardo Silva, da Steck Indústria Elétrica. “Para as novas construções, o processo é simples e requer apenas a instalação de um Dispositivo Protetor de Surtos (DPS) para as caixas de energia das residências“, completa.

Desenvolvidos para proteger eletrodomésticos contra surtos provocados por descargas atmosféricas, o DPS desvia a tensão para a terra, impedindo que ela caia na rede elétrica e queime os equipamentos. Mas atenção: para ter esse dispositivo, é necessário um sistema de aterramento. O ideal é que isso seja projetado junto com a construção da casa. Quando não for possível, modificações na rede da casa deverão ser feitas.

O conjunto DPS e aterramento permite a utilização dos equipamentos eletrônicos durante temporais com uma boa margem de segurança. Além disso, é uma solução barata e simples que permite um nível de segurança que antes não era possível. A peça, que é hoje indicada por técnicos e eletricistas como a maneira mais simples e correta de instalar o fio terra em uma residência, pode utilizar um único fio, por eletroduto, interligando vários aparelhos e tomadas.