Van Escolar da Prefeitura de Orlândia é filmada a 160 km por hora na Anhanguera

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de setembro de 2018 às 08:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O flagrante foi gravado por um motorista que foi ultrapassado e decidiu seguir a van

A Prefeitura de Orlândia (cidade a 70 km de Franca) instaurou uma sindicância para apurar a conduta de um servidor flagrado dirigindo uma van escolar a 160 quilômetros por hora na Rodovia Anhanguera (SP-330), em um trecho onde o limite de velocidade para veículos pesados é de 90 quilômetros por hora.

O secretário de Administração, Welson Renato Bertaci, disse que o tacógrafo do coletivo está sendo analisado e defendeu que o motorista realizou um curso de capacitação para transporte de alunos recentemente.

O flagrante foi gravado pelo comissário de avarias Ângelo Cláudio Santos Oliveira na última terça-feira (11), quando seguia de carro no sentido Ribeirão Preto (SP) – Orlândia. Ao ser ultrapassado pela van, Ângelo decidiu acompanhar o veículo e passou a filmá-lo com o celular.

“Acabei tendo que cometer essa imprudência para registrar a falta de responsabilidade daquele motorista. Tanto é que eu encerro o vídeo dizendo que estava reduzindo a velocidade, porque não tinha necessidade de transitar daquele jeito”, justifica.

Van escolar da Prefeitura de Orlândia é flagrada a 160 km/h na Rodovia Anhanguera — Foto: Reprodução

O comissário conta que, para conseguir se aproximar da van, precisou acelerar até o velocímetro do carro chegar a 160 quilômetros por hora. Ângelo diz que havia passageiros dentro do coletivo, mas não conseguiu distinguir se eram crianças ou adultos.

“A preocupação maior, por se tratar de um veículo da Secretaria da Educação, é com os pais, porque você pensa que seu filho está em segurança transitando em um veículo desses, mas está colocando a vida em risco, correndo risco de ceifar a vida dessas crianças”, afirma.

O secretário de Administração de Orlândia nega que a van escolar estivesse transportando estudantes e explica que, no momento do flagrante, o veículo estava retornando ao município, após levar deficientes visuais até uma associação em Ribeirão.

Van escolar seguia de Ribeirão Preto para Orlândia a 160 km/h — Foto: Reprodução

“Provavelmente, ele estava sozinho no veículo. As famílias já estavam em Ribeirão. Ele retorna a Orlândia, porque tem outros afazeres e à tarde volta para Ribeirão, para buscar as famílias. Por esse horário do vídeo, estava sem passageiros, somente o condutor”, diz.

Bertaci afirma que o motorista já foi identificado, trata-se de servidor concursado e que, recentemente, realizou curso de capacitação para transporte de alunos. O homem responde à sindicância, que pode resultar em advertência ou até exoneração do cargo.

“Lamentável, em razão de nós capacitarmos nossos colaboradores. . Realmente, as imagens não deixam dúvida. Uma velocidade dessa, nada justifica. Vamos abrir um processo administrativo para apurar as responsabilidades. Quem tiver culpa será punido”, finaliza.

Comissário mostra velocímetro do carro a 160 km/h para seguir van escolar de Orlândia — Foto: Reprodução


+ Trânsito