Vaca dá à luz bezerros gêmeos, mas de sexos diferentes em Pedregulho

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de janeiro de 2019 às 12:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:19
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Filhotes surpreenderam o dono, o produtor rural Milton de Oliveira

Em um caso considerado raro na medicina veterinária, uma vaca deu à luz bezerros gêmeos de sexos diferentes, um macho e uma fêmea, de uma gestação natural em uma fazenda de Pedregulho (SP).

Com apenas poucos dias de vida, os filhotes surpreenderam o dono, o produtor rural Milton de Oliveira, que está cuidando dos animais com muito carinho.

“Nós sabíamos que ela estava prenha, mas não aparentava que teria gêmeos. Foi uma surpresa, porque nunca vi nascimento de bezerros assim, um casal. Isso para mim é uma alegria, ter essa vitória. A gente agradece muito a Deus por ter essa benção. Estamos cuidando muito bem deles para que tenham uma boa saúde”, diz.

A vaca Negrinha cuida com carinho do casal de filhotes gêmeos recém-nascidos, em Pedregulho (SP). — Foto: Valdinei Malaguti/EPTV

De acordo com o produtor rural, os bezerros nasceram na última sexta-feira (11) e o parto da vaca de estimação Negrinha não foi nada fácil. Oliveira conta que quase perdeu os animais.

“Na hora de parir, a vaca estava em pé e a fêmea estava afogando no líquido da bolsa. Quando a vaca virou, vi outro pezinho. Puxei devagar e o outro bezerro também saiu meio afogado. Limpei o nariz deles, soprei e levantei os pés para ver se eles reagiam. A vaca lambeu e eles levantaram e começaram a mamar”, lembra o produtor.

Mesmo recém-nascidos, os filhotes demonstram que estão bem de saúde, correndo pela fazenda e se alimentando normalmente. Carla Marin Celestino é a esposa do produtor rural e ficou incumbida de escolher o nome dos bezerros.

“Gemadinha é a marronzinha, que é a fêmea e Negrinho é o macho. Escolhi Gemadinha, porque são gêmeos, e Negrinho foi por conta do nome da mãe que é Negrinha. Fico muito emocionada e contente por esse nascimento. Deixamos o leite da vaca só para eles”, conta Carla.

Carla e Milton ajudam o casal de bezerros gêmeos a mamarem na mãe Negrinha, em Pedregulho (SP). — Foto: Valdinei Malaguti/EPTV


Caso raro

Segundo o veterinário que cuida dos animais, Hildeu Nascimento, esse é um tipo de gestação natural considerada raridade. A chance de uma vaca ter uma cria de gêmeos de sexos diferentes é de apenas 0,5%, segundo relatos da literatura veterinária.

Nesses casos, o veterinário explica que há a probabilidade de os bezerros apresentarem Freemartismo, uma anomalia congênita que causa problemas de reprodução.

“No bovino normalmente, quando é um casal em uma mesma placenta, acontece um fenômeno que é a transferência de hormônios masculinos para a fêmea e hormônios femininos para o macho. Com isso, em 90% dos casos, os ovários da fêmea não se desenvolvem direito e ela fica estéril, e o macho tem baixa fertilidade”, explica Hildeu.

Apesar disso, o veterinário assegura que os filhotes estão saudáveis.

“Eles terão o desenvolvimento normal. O único problema é a infertilidade, mas quanto a saúde, eles são perfeitos, estão saudáveis. É vida longa”, diz.

Bezerros gêmeos de sexos diferentes se alimentam na mãe Negrinha em fazenda de Pedregulho (SP). — Foto: Valdinei Malaguti/EPTV


+ Agronegócios