USP lança programa de apoio a estudantes com projetos empreendedores

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de janeiro de 2019 às 07:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Promovida pela Pró-Reitoria de Graduação, iniciativa disponibilizará 150 bolsas

Para solicitar apoio em projetos inovadores, multidisciplinares e relacionados à prática profissional, os alunos dos cursos de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) já podem se inscrever no Programa de Estímulo à Inovação e Empreendedorismo na Graduação (InovaGrad).

Conduzida pela Pró-Reitoria de Graduação, em parceria com a Agência USP de Inovação (Auspin), a iniciativa disponibilizará 150 bolsas no valor de R$ 400, com duração de dez meses, e oferecerá treinamento para a estruturação de startups.

“Pretendemos estimular o interesse do estudante pelo empreendedorismo. O objetivo é orientá-lo na elaboração de um projeto inovador que possa resultar na criação de novos negócios e disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo”, salienta o pró-reitor de Graduação da USP, Edmund Baracat.

O edital e os formulários estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Graduação. As propostas podem ser encaminhadas até 15 de fevereiro para o e-mail [email protected].

Envolvimento

Vale destacar que os projetos serão avaliados considerando a capacidade empreendedora, interdisciplinaridade, envolvimento de várias unidades da USP e adequação do orçamento e do cronograma aos objetivos. O período de execução vai de março a dezembro de 2019.

“No fim do período, queremos selecionar as propostas de melhor desempenho e dar visibilidade a eles, apresentando-os à comunidade empresarial em um grande evento”, revela a pró-reitora adjunta de Graduação da USP, Maria Vitória Lopes Badra Bentley.

“A capacitação contará com palestras, mentorias, atividades on-line e presenciais”, afirma o coordenador da Auspin, Antonio Carlos Marques. “Serão abrangidas todas as etapas do ciclo, desde o surgimento da ideia até a criação de um modelo de negócios, passando pelo amadurecimento e a validação. Também é importante ressaltar que contaremos com apoio do Sebrae, que desenvolverá o material disponibilizado aos alunos”, acrescenta.


+ Educação