USP: Biblioteca Brasiliana abre inscrições para programa de residência

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de setembro de 2019 às 14:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prazo para cadastro vai até 30 de setembro, oferecendo vagas para pesquisadores estudar acervo

Termina no dia 30 de setembro o prazo de inscrição de pesquisadores na 5ª edição do Programa de Residência em Pesquisa para desenvolvimento de projetos relacionados ao acervo e ao arquivo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), da Universidade de São Paulo (USP).

Vale destacar que o órgão está ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da instituição de ensino.

A iniciativa busca incentivar as ações de pesquisa centradas no acervo e no arquivo da BBM, o aprofundamento do conhecimento científico, a formação dos envolvidos e a transmissão do conhecimento gerado, no âmbito da cultura e da extensão universitária.

O público-alvo se resume a pesquisadores brasileiros e estrangeiros nas categorias sênior, professor licenciado, professor/pesquisador independente ou em disponibilidade parcial para a pesquisa, assim como doutorandos que possuam financiamento próprio e pretendam permanecer de um a seis meses desenvolvendo projetos junto à biblioteca.

Edital

O edital oferece oito vagas, sendo três projetos voltados para a pesquisa do material constante no acervo da biblioteca e relacionado aos temas do projeto 3×22, que pretende promover o confronto de três 22’s: o da Independência, o da Semana de Arte Moderna e o que a geração atual vivenciará.

Para isso, os participantes poderão consultar o material conservado pela BBM para encontrar nos documentos, nos livros e nos autores esquecidos e renegados pelas vertentes dominantes de historiografia as evidências, as perspectivas e as interpretações que possam contribuir para a análise histórica.

Outros três projetos voltados para a pesquisa do material constante do acervo da biblioteca que abordem outros recortes temáticos serão selecionados, bem como um projeto sobre conservação e restauro, e, por fim, um projeto dedicado à pesquisa do material existente no arquivo da biblioteca.

Acervo

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin possui um dos mais ricos acervos de brasiliana no País, constituída por aproximadamente 60 mil volumes divididos em quatro principais vertentes temáticas: assuntos brasileiros, literatura em geral, livros de arte, e livros como objeto de arte.

Como parte das quatro vertentes temáticas, é possível encontrar obras de literatura, de história, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários, documentos, periódicos, mapas, livros científicos e didáticos, iconografia e livros de artistas.

O edital do programa, com detalhes sobre a apresentação das propostas, prazos e demais informações, pode ser consultado pela internet.


+ Educação