Unesp oferece gratuitamente, mais de 100 cotas de exames TOEFL

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de maio de 2019 às 10:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cotas são oferecidas inicialmente a alunos selecionados para bolsa de doutorado sanduíche

E​m uma iniciativa de fomento à internacionalização da Unesp, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) está disponibilizando 111 cotas de exames TOEFL oferecidos gratuitamente pelo Programa Idioma sem Fronteiras, do Ministério da Educação (MEC). Inicialmente, as cotas serão oferecidas aos selecionados para bolsa de doutorado-sanduíche ofertadas pela Capes.

A PROPG esclarece que a aprovação no exame TOEFL é requisito obrigatório para usufruir da bolsa oferecida pela agência. O custo do exame, atualmente, é de R$ 112.

Os alunos selecionados pelos programas de pós-graduação para a bolsa de doutorado-sanduíche no exterior receberam uma mensagem em seus e-mails cadastrados no SISPG (Sistema de Pós-Graduação) e devem demonstrar interesse no exame para terem direito à gratuidade.

As bolsas de doutorado-sanduíche estão sendo ofertadas por meio do edital Propg 01/2019, aberto aos programas de pós-graduação participantes do Programa Capes-PrInt, e o edital Capes 41/2018, direcionado aos programas de pós-graduação que não participam do Programa Capes-PrInt.

O TOEFL (Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira) tem como objetivo avaliar o potencial individual de falar e entender o inglês em nível acadêmico. O exame é requerido para a maior parte dos estudantes estrangeiros que tentam ingressar em uma universidade de um país onde o inglês é a primeira língua. A nota no TOEFL é válida por apenas dois anos.

Escrita acadêmica
Em outra iniciativa para fomentar a internacionalização da universidade, 37 alunos inscritos no edital Unesp-Propg/Santander 04/2019 iniciam nesta quinta-feira (02/05) um curso online de escrita acadêmica em língua inglesa. O curso apresentará ao aluno diversas estratégias de escrita de artigos em língua inglesa, utilizando um manuscrito por ele parcialmente redigido como temática de estudo.


+ Educação