Unesp Franca discute 2ª edição de curso sobre Cultura Afro-Brasileira

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de fevereiro de 2019 às 22:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Inspirado por dissertação de mestrado, curso em Franca recebeu 50 professores em 2018

Diretor Murilo Gaspardo se reúne com Diretoria Regional de Ensino e lideranças do grupo “Igualdade Racial” da ONG Mulheres do Brasil

​No início do mês de fevereiro, a Unesp de Franca recebeu a Diretoria Regional de Ensino e lideranças do grupo “Igualdade Racial” da ONG Mulheres do Brasil para discutir a realização da segunda edição do curso História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, para professores da rede pública. O grupo foi recebido pelo diretor da unidade, o professor Murilo Gaspardo.

O curso, oferecido a professores da rede estadual de ensino do município em parceria com a Unesp, teve sua primeira edição realizada durante o segundo semestre de 2018 e contou com a participação de 70 pessoas, sendo 50 professores e coordenadores da rede e 20 representantes da comunidade negra de Franca.

A proposta do curso está em conformidade com a Lei 10639/03, que estabelece a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo da rede de ensino.

Uma das motivações para a criação do curso surgiu após o grupo ter contato com a dissertação da aluna Marley de Fátima Morais Borges, elaborada durante mestrado no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da Unesp de Franca.

A pesquisa apontou, entre outras questões, a resistência de alguns professores da rede pública em trabalhar a temática étnico-racial em sala de aula principalmente pela falta de segurança e conhecimento do tema.

As aulas foram ministradas por docentes da Unesp especialistas no tema e incluíram oficinas e trocas de experiências entre professores e membros da comunidade. Uma pesquisa realizada entre os alunos da primeira edição do curso apontou que mais de 85% deles avaliaram o curso como ótimo.


+ Cotidiano