Unesp fica com conceito máximo em indicador institucional do MEC

  • Entre linhas
  • Publicado em 13 de dezembro de 2019 às 13:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Só 42 instituições de ensino superior do Brasil estão na faixa 5 do Índice Geral de Cursos

A Unesp é uma das 42 instituições de ensino superior do Brasil que estão na faixa 5, a mais alta, do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2018, divulgado nesta quinta-feira, 12,  pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pelas avaliações educacionais.

Na edição 2018 do IGC, das 2.052 instituições que tiveram os indicadores divulgados, em valores que vão de 1 a 5, apenas 42 delas estão na faixa 5, ou 2% do total. O IGC 2018 levou em conta o Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 23.228 cursos de graduação, além de 4.356 programas de pós-graduação stricto sensu.

O índice, que avalia a instituição de forma mais global, foi calculado com base na média dos CPCs do triênio 2016-2018 do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), relativos aos cursos de graduação avaliados nesse período; na média dos conceitos dos programas de pós-graduação atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal; e na distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

O CPC, considerado para o cálculo do índice institucional, avalia o curso de graduação de acordo com o Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do Enade); o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); o corpo docente, com base em informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho; e a percepção dos estudantes sobre seu processo formativo, baseada em informações do Questionário do Estudante do Enade.

“Este resultado muito positivo é o coroamento de um trabalho que vem sendo desenvolvido na Unesp desde 2017, iniciado na ação do nosso Pesquisador Institucional Alexandre Pazoti e centralizado na Prograd, mas que conta com o esforço coletivo de toda a Universidade, mobilizando docentes para além da coordenação do curso, servidores técnico-administrativos, que atuam como Auxiliares Institucionais e em outras frentes, e discentes, a partir do diálogo com os centros e diretórios acadêmicos”, diz a pró-reitora de graduação da Unesp, a professora Gladis Massini-Cagliari.

“A Unesp figura entre as poucas instituições que tiveram conceito máximo, o que reflete a boa qualidade dos cursos da nossa Universidade, além de mostrar o bom posicionamento qualitativo da Unesp no contexto das universidades brasileiras. Trata-se de uma vitória de toda a comunidade da Unesp, que merece esse reconhecimento”, afirma a pró-reitora.

No IGC 2018, a maioria das instituições de ensino superior (IES) avaliadas posicionou-se na faixa 3, patamar em que estão 1.306 instituições, ou 63,6% do total. Na faixa 4, encontram-se 438 IESs (21,3%); na faixa 2, 259 (12,6%); e na faixa 1, sete instituições (0,3%).

“O IGC de 2018 demonstra o que os rankings nacionais e internacionais já apontam, que a Unesp é uma das principais instituições de ensino superior do Brasil. 

É um resultado importante porque é um olhar global, que leva em consideração não só o desempenho dos estudantes no Enade, mas a qualidade de nosso corpo docente e de nossos programas de pós e a própria opinião dos alunos, sempre muito críticos, sobre o ensino oferecido pela universidade. É um resultado institucional que nos deixa muito satisfeitos”, avalia a pró-reitora de extensão universitária e cultura da Unesp, Cleópatra Planeta, presidente da Comissão Institucional de Rankings da Unesp.

Os resultados da Unesp no Enade de 2018, divulgados em outubro pelo Inep, já tinham sido positivos. Nenhum curso da Universidade foi classificado com os conceitos mais baixos (1 e 2) e, das 14 graduações avaliadas no exame do ano passado, 12 ficaram com conceitos 5 ou 4 e apenas duas, com conceito 3.


+ Educação