Unesp é a 4ª melhor instituição avaliada do país em ranking latino-americano

Universidade ocupa a 11ª posição no ranking universitário QS para a América Latina de 2020

Postado em: em Educação

A Unesp ocupa a 11ª colocação no ranking universitário QS para a América Latina de 2020, sendo a quarta universidade brasileira melhor avaliada na lista.

Divulgado nesta quarta-feira (23) pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), o QS Ranking Latin America mantém a PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Chile na primeira posição da região, seguida pela USP, a instituição brasileira melhor avaliada, e pelo Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, do México.

Depois do segundo lugar da USP, entre as brasileiras, aparecem a Unicamp na quinta posição, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) na nona colocação e a Unesp, no 11º lugar. A posição da Unesp é a mesma da edição anterior do ranking QS para a América Latina.

No total, foram avaliadas 400 universidades latino-americanas, das quais 94 instituições brasileiras. O Brasil é o único país com sete universidades no "Top 20" da classificação. Além de USP, Unicamp, UFRJ e Unesp, fazem parte do grupo a PUC-Rio (15º lugar), a UFMG (17º) e a UFRGS (19º).

O ranking universitário QS para a América Latina tem como foco “o desempenho das universidades em uma região caracterizada por universidades de pesquisa cada vez mais ambiciosas”, destaca a consultoria britânica.

A metodologia do ranking QS utiliza oito critérios diferentes, que compõem o cálculo para a pontuação final. Os indicadores de "reputação acadêmica" (30%) e "empregabilidade" (20%) são aqueles de maior peso. Os demais são “razão professores/estudantes” (10%), “número de professores com doutorado” (10%), “rede de pesquisa internacional” (10%), “citação de artigos” (10%), “número de artigos por professor” (5%) e “impacto na web” (5%).

Para obter mais informações sobre o QS Ranking Latin America: https://www.topuniversities.com/university-rankings/latin-american-university-rankings/2020.

Pontifícia Universidade Católica do Chile Chile
Universidade de São Paulo (USP) Brasil
Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey México
Universidade dos Andes Colômbia
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Brasil
Universidade Nacional Autônoma do México México
Universidade do Chile Chile
Universidade de Buenos Aires Argentina
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Brasil
10º Universidade Nacional da Colômbia Colômbia
11º Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) Brasil

No QS World University Ranking, divulgado no primeiro semestre, a Unesp subiu nove posições e foi classificada na 482ª colocação entre 1.620 universidades selecionadas mundialmente para a avaliação.

Em outro ranking regional, o Times Higher Education (THE) Latin America 2019, a Unesp ocupa a décima colocação.

A Unesp tem, nos rankings universitários, uma importante fonte de informação: não como elemento direcionador de políticas, mas sim como subsídio à autorreflexão e ao desenvolvimento de ações indutoras.


Artigos Relacionados