Unesp avança entre as melhores universidades brasileiras em ranking global

  • Entre linhas
  • Publicado em 12 de setembro de 2019 às 16:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Impulsionada por Ensino e Pesquisa, Universidade é a oitava do Brasil no ranking THE 2020

C​om destaque para os indicadores Ensino e Pesquisa, a Unesp avançou algumas posições e ficou entre as dez instituições de ensino brasileiras melhor avaliadas no ranking universitário global Times Higher Education 2020 (THE 2020), publicado nesta quarta-feira (11).

Na edição anterior, considerando apenas as instituições brasileiras, a Unesp era a 15ª de 26 universidades avaliadas; na edição atual, aparece na oitava colocação dentre 46 universidades do país consideradas na lista. Ou seja, mesmo com o aumento de 20 novas universidades brasileiras no ranking, a Unesp subiu da 15ª para a 8ª posição, que divide com outras quatro universidades que obtiveram scores na mesma faixa (Universidade de Brasília, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal do Rio de Janeiro e PUC-RS).

Na classificação mundial, entre 1.396 instituições consideradas, a Unesp manteve-se na faixa 801-1000, mesmo patamar do ano anterior. A USP foi a universidade brasileira mais bem colocada no ranking global, na faixa 251-300, seguida da Unicamp (501-600) e, juntas no mesmo patamar, a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Santa Catarina, a Universidade Federal de São Paulo e a PUC-Rio, todas na faixa 601-800 do ranking.

No indicador Ensino, a Unesp recebeu a terceira melhor avaliação entre as instituições brasileiras, atrás apenas de USP e Unicamp. No ranking global, considerando apenas o indicador Ensino, a Unesp fica na 324ª colocação.

No indicador Pesquisa, a Universidade foi a quarta brasileira melhor avaliada, atrás de USP, Unicamp e da PUC-Rio. Na lista mundial, a pesquisa da Unesp está na 524ª posição.

Na edição deste ano, foram avaliadas 1.396 universidades, de 92 países, pelo Times Higher Education. Além dos indicadores Ensino e Pesquisa, foram considerados como critérios Citações, Visibilidade Internacional e Transferência de Conhecimento.

A Unesp tem, nos rankings universitários, uma importante fonte de informação: não como elemento direcionador de políticas, mas sim como subsídio à autorreflexão e ao desenvolvimento de ações indutoras.

As universidades líderes do ranking global THE 2020 são, nessa ordem, a Universidade de Oxford, no Reino Unido; o Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos; e a Universidade de Cambridge, também no Reino Unido. Das dez primeiras colocadas no ranking mundial, três são britânicas e sete, norte-americanas. Confira a classificação completa neste link.


+ Educação