Unesp abre o período para pedir a isenção de taxa do vestibular de 2020

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de setembro de 2019 às 13:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Unesp recebe até o dia 8 de setembro de 2020 o pedido de isenção da taxa de inscrição no vestibular

​A Universidade Estadual Paulista abriu isenção de taxa para o Vestibular Unesp 2020, desde ontem, dia 2 de setembro.

Para pedir isenção, os candidatos deverão preencher, até 8 de setembro, o formulário de inscrição disponível na página www.vunesp.com.br

Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas.

  • Podem pedir isenção vestibulandos cadastrados no CadÚNICO (gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para Programas Sociais), ou seja; os que têm renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo; ou que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos. Estes estudantes preencherão o Número de Identificação Social (NIS) no requerimento de isenção.
  • Também têm direito a pedir isenção os candidatos que concluíram ou concluirão este ano o ensino médio; com todo o currículo cumprido em escola pública, na Educação de Jovens e Adultos (EJA); ou com bolsa de estudo integral, se o curso for de instituição particular. Tais vestibulandos precisam ainda ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa; além de residir no Estado de São Paulo ou estar vinculado a uma instituição de ensino localizada em território paulista.

  • Resultado

O resultado da solicitação de isenção será divulgado em 24 de setembro de 2019, no site da Vunesp. Os pedidos deferidos já significarão a efetivação da inscrição do solicitante.

O resultado dos pedidos de redução também será divulgado em 24 de setembro de 2019.

A Unesp oferece ainda redução de 75% aos cerca de 400 mil alunos matriculados no último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista. 

O período para cadastramento destes candidatos é o mesmo da inscrição dos pagantes de taxa integral, de 9 de setembro a 7 de outubro.

Reserva de Vagas

A Unesp destina pelo menos 50% das vagas por curso (total de 3.878 vagas entre as 7.725 do Vestibular) ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. 

A porcentagem de ingressantes oriundos de escolas públicas no Vestibular Unesp 2019 foi de 54,6%. 

Quando o programa foi iniciado, em 2014, era de 40,7%, ou seja, incentivou o aumento de 34,1% no intervalo de cinco anos.

Provas

As provas da primeira fase da seleção serão realizadas no dia 15 de novembro de 2019, em 31 cidades paulistas e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). 

No ano passado, o total foi de 98.435 inscritos no Vestibular Unesp.


+ Educação