Unesp abre inscrições para 30 bolsas de projetos de iniciação científica

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de março de 2019 às 15:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo é incentivar estudantes aprovados no vestibular pelo sistema de reserva de vagas

​A Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp abriu inscrições para a seleção de 30 bolsistas que tenham ingressado na universidade pelo Sistema de Reserva de Vagas da Educação Básica Pública (SRVEBP) para receberem bolsas por projetos de iniciação científica.

As inscrições vão de 1 a 25 de março e a divulgação dos resultados final acontecerá no dia 24 de abril. O cronograma da pró-reitoria prevê a implementação das bolsas em agosto de 2019.

O objetivo da iniciativa é estimular o ingresso à cultura científica dos estudantes que tenham sido aprovados no vestibular pelo SRVEBP e, ao mesmo tempo, estimular os docentes e pesquisadores a incorporar estes estudantes de graduação em seus projetos de pesquisa e contribuir para o avanço da ciência.

Mais informações sobre a oportunidade podem ser obtidas na íntegra do edital publicado na página da Pró-Reitoria de Pesquisa: https://www2.unesp.br/portal#!/prope/editais-prope/editais-abertos/.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública preenche anualmente 50% das vagas dos cursos de graduação da Universidade e reserva 35% dessas vagas do sistema a quem se autodeclara preto, pardo ou índio (SRVEBP+PPI).

O percentual de ingressantes oriundos de escolas públicas no Vestibular Unesp 2018, quando fora concluída a implantação gradual do sistema, foi de 55,8%. Em 2014, quando se iniciou o sistema, esse percentual era de 40,7%. Ou seja, as ações afirmativas incentivaram um sensível aumento no número desses estudantes, em um intervalo de quatro anos.


+ Educação