Um brinde à amizade.

  • EntreTantos
  • Publicado em 16 de julho de 2018 às 17:51
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ter um amigo, na vida é tão bom ter amigo, a gente precisa de amigos…

Exatamente, paciente leitor, a quem tributo meus sinceros cumprimentos, tomo de empréstimo as palavras deste poeta, para enredar estas reflexões que proponho agora, em torno do mais puro relacionamento entre os seres humanos, a amizade.

Acaso tens um amigo?

Se, por acaso, você pertence a esta seleta casta, guardiã da amizade, sabe que um amigo de verdade, é aquele que lhe diz duras verdades, mesmo quando você deseja ouvir suaves mentiras.

Um amigo, é aquele que, talvez, não lhe sorria, mas, que ficará imensamente feliz, ao ver você sorrir. E que, entrará no céu, toda vez que for o responsável por sua felicidade.

Um grande amigo é uma porta, estrategicamente disposta em nosso caminho, guardiã de novas possibilidades. É uma árvore frondosa semeada por Deus, a sombrear as margens de seu destino, em cujos frutos, você encontra alimento para a alma. Amigo de verdade é aquele, para quem, você certamente já declarou suas fraquezas, sem medo de que ele pudesse um dia, se valer delas, para ferir-te. Pois, jamais é cogitado a um amigo, a hipótese, ainda que remota, de magoar-te, o mesmo agir contra vossos valores.

Amigo é um ser tolo, capaz de compreender aquelas suas maluquices que, não entende, mesmo quem o pariu. É aquele, com quem você briga, mas, nunca consegue odiar. Um bom amigo, é aquele que se permite saltar de um abismo, precipitando direto para as incertezas do relacionamento que vocês edificaram juntos. Amigo é o ser que, muitas vezes emudece, mesmo quando você queria ouvir muito, mas que, no silêncio lhe proporciona conforto, e a certeza de que sempre estará ao seu lado.

Ah! Paciente leitor! Brinde os amigos que tens. A quem você certamente cativou. É um bem todo seu. Uma espécie de patrimônio institucional tombado em suas afinidades. É um “pertencer” natural, recíproco, alimentado pela cumplicidade de um relacionamento limpo.

Amigo é um cristal em suas mãos, frágil no incidente de um tropeço, mas, extremamente valioso quando bem cuidado.

Ah! Quantos pobres poetas mortais, padeceram em busca de desvendar esta misteriosa união entre seres? Tentando descrever a amizade, que floresce em terrenos insólitos. Intrigante como o amor, perpétua embriagues entre casais, é sempre enaltecido, diminuindo a relação de amizade. No frigir dos ovos, necessitamos da pureza do amor, para que floresça uma grande amizade, pois, um amigo, é resultado do amor amadurecido, não o contrário, como muitas vezes pensamos.

A amizade, não é uma trama conjugal onde, muitas vezes, os personagens são mascarados pelas conveniências. É um relacionamento singelo, talhado sem pressa, sem expectativas, lascando impurezas de caráter e revelando a transparência do melhor que conseguimos ser. A amizade é credencial, é atemporal, é solida quando regada e altamente solúvel quando esquecida. A amizade não pede trocas, somente a naturalidade de entrega. Um amigo não se preocupa em declamar-te juras melosas de amor, pois, entende, assim como você, que o sentimento entre ambos é palpável, invisível aos olhos, mas, profundamente claro ao coração.

Um brinde aos valiosos amigos que cativamos, pois, cativar um amigo é uma arte. Portanto, Permita-me, paciente leitor, que até agora suportara estas linhas, chamá-lo-ei de amigo. Pois, creio que seja a maneira mais fiel que encontrei, para representar o relacionamento que fomos lapidando ao longo destas linhas. Tão valioso quanto qualquer título nobiliárquico é a amizade que lhe proponho à partir de agora.

“Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.”

Confúcio.

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.


+ zero