Twitter quer liberar selo de verificação de conta para todos os usuários

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de março de 2018 às 01:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:36
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Selo vai demonstrar se um perfil é verdadeiro e deve ser liberado na rede para que identidade seja comprovada

O Twitter poderá permitir, em breve, que qualquer usuário tenha
uma conta verificada, aquele selo azul que é exibido no perfil. Em uma
transmissão ao vivo no Periscope, o CEO da empresa, Jack Dorsey, confirmou os
planos e disse que objetivo é criar uma forma escalável de verificar as
contas, onde a plataforma não possua tanta interferência e os
usuários consigam verificar mais fatos sobre si. 

O modelo também é pensado para evitar que o próprio Twitter realize um juízo de valor sobre os usuários que
desejam verificar uma conta. Dorsey não deu mais detalhes sobre
como o processo funcionará, mas disse que ele ainda deverá ajudar a
desvincular a noção de credibilidade que muitos usuários têm sobre o selo de
verificação. “O grande problema é que o usamos o selo de
verificação para demonstrar identidade”, explicou diretor de produto da
rede social, David Gasca, durante a transmissão. No entanto, segundo ele,
muitos usuários entendem o símbolo como uma forma de a plataforma apoiar o que
a pessoa publica.

Ao permitir a verificação para qualquer pessoa, a rede social
espera que as pessoas passem somente a entender as contas não-verificadas como
suspeitas.

Quando
foi implementado, o selo de verificação era destinado somente para figuras
públicas, como celebridades, por exemplo. Em seguida, contas de jornalistas
famosos também foram verificadas, fazendo o símbolo ganhar a percepção de
credibilidade. Desde 2016, qualquer pessoa pode solicitar o selo, mas as
chances do pedido ser negado são grandes. Para ser aceito, é preciso ser
relativamente conhecido em seu meio de atuação.

Como
lembra o site The Verge, algumas plataformas já utilizam um sistema de
verificação para seus usuários. No Airbnb, por exemplo, o processo exige o
envio do perfil do Facebook, o número de telefone, o e-mail e um documento de
identificação com foto.

Durante
a transmissão, Dorsey também destacou a importância da anonimidade para os
usuários. Ele destacou que, diferente do Facebook, o Twitter não exige o nome
real dos usuários por entender que a plataforma segura para as pessoas
falarem o que vem à suas mentes sem correrem risco de segurança.


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