Tribunal Eleitoral diploma deputados eleitos por São Paulo na próxima terça

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de dezembro de 2018 às 20:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Delegada Graciela, eleita por Franca com 63 mil votos, vai exercer seu primeiro mandato na ALESP

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realiza na próxima terça-feira (18) a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no pleito de 2018. O evento acontecerá na Sala São Paulo, no bairro de Campos Elíseos, centro da capital, a partir das 11 horas.

A deputada eleita por Franca, Delegada Graciela (PR), tomará posse para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Ela obteve 63 mil votos, sendo 50 mil deles em Franca. 

Graciela já teve três mandatos como vereadora e disputou, em 2012, a Prefeitura da cidade, ficando na segunda colocação, com 79 mil votos. Também será diplomado, para o mesmo cargo, Roberto Engler (PSDB), que vai para o seu oitavo mandato na ALESP.

Na ocasião, também serão diplomados o governador eleito por São Paulo, João Doria, e seu vice, Rodrigo Garcia, além dos dois senadores, Major Olímpio e Mara Gabrilli, e de seus respectivos suplentes. Receberão os diplomas, no total, 164 deputados estaduais e federais eleitos pelo Estado.

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, assinados pelo presidente do TRE-SP, des. Carlos Eduardo Cauduro Padin. A cerimônia marca o encerramento da eleição no contexto administrativo.

A solenidade começará às 11h, com a chamada da Corte Eleitoral e das autoridades que comporão a mesa de honra, a execução do Hino Nacional Brasileiro e o discurso do presidente do TRE-SP.

Após, será dado início à entrega dos diplomas, que ocorrerá na seguinte ordem: deputados estaduais, deputados federais, suplentes de senadores, senadores, vice-governador e governador. A previsão é que o evento dure cerca de duas horas.

Imprensa

A partir das 10 horas, a equipe do TRE-SP fará a recepção de candidatos eleitos, autoridades, convidados e imprensa em geral, sendo a entrada realizada pelo boulevard da Sala São Paulo.

Depois da identificação, os jornalistas e demais profissionais dos veículos de comunicação previamente credenciados terão acesso ao mezanino, não sendo autorizada a captação de imagens da cerimônia de outros pontos da sala. Após o encerramento, haverá entrevistas no Salão dos Arcos.


+ Política