Três jogos abrem rodada do Paulista Masculino de Basquete neste sábado

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de julho de 2018 às 10:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Osasco e Franca fazem 1º jogo, em Osasco. Depois: América x Sendi/Bauru e Sorocaba x Mogi

Basquete Osasco e Sesi/Franca fazem neste sábado (28), no ginásio Sebastião Rafael da Silva, o Geodésico, em Osasco, o jogo de abertura do Campeonato Estadual da Divisão Especial Série A-1 Masculina. A primeira terá ainda nesse sábado a partida entre América/Unirp/Smel Rio Preto x Sendi/Bauru, às 17 horas, no Centro Regional de Eventos, em São José do Rio Preto.

A outra partida que marca o primeiro dia de jogos do primeiro turno da fase de classificação do Campeonato Estadual Masculina da Série A-1, será entre Liga Sorocabana e Mogi/Helbor, às 19 horas, no ginásio Municipal Gualberto Moreira , em Sorocaba.

Na sequência da primeira rodada, no domingo (29), o Clube Atlético Paulistano, atual campeão estadual e agora dirigido pelo técnico Régis Marrelli, vai até São José dos Campos, pegar a equipe local, em uma boa partida envolvendo o campeão e a volta do time do Vale do Paraíba. O jogo será às 18 horas. No mesmo horário, no clássico da Capital, o Corinthians, jogando no ginásio Wlamir Marques, recebe o Pinheiros.

O técnico Enio Vecchi, de Osasco, está animado para a temporada. O time osasquense contratou jogadores experientes para o Paulista, casos dos armadores Robinho (ex-Corinthians), Vinicius França (ex-Palmeiras); os alas/armadores – Thiaguinho (ex-Franca) e Gege (ex-Pinheiros) e Souza (ex-América-RP); os alas Leonardo (ex-Flamengo) e Castellon (ex-Macaé); o ala/pivô Kleiton (ex-Brusque) e os pivôs Tom (ex-Londrina) e Matheus (ex-Macaé). O armador Thiago Aleo, capitão da equipe, permanece no elenco.

“O Campeonato Paulista é muito forte. Vamos tentar com nosso grupo fazer o melhor e igualar e até superar as equipes mais fortes. Esse é nosso principal objetivo na competição. Todos os jogos valem muito, inclusive pelo formato da competição. Teremos muito trabalho e desafios pela frente, começando pelo jogo de estreia. Nossa missão é deixar nossa equipe em condições competitivas de igualdade com os demais”, acrescentou Ênio.

A equipe do Sesi/Franca, do técnico Helinho Garcia, também sofreu muitas mudanças em seu elenco. O pivô da Seleção Brasileira, Rafael Hettsheimeir (ex-Bauru) é uma das principais peças, bem como o armador Elinho Corazza, ex-Paulistano, “Estamos motivados e confiantes em fazer uma boa partida e uma boa estreia em Osasco.

Marino Manela Neto, também está animado para a estreia do América e mais uma temporada com a equipe de São José do Rio Preto. Mesmo com uma estreia contra um adversário fortíssimo, caso do Sendi/Bauru, o fator casa e torcida são vantagens que ele quer aproveitar no jogo deste sábado. “Vamos disputar o campeonato com um elenco novo. Nossa estreia é muito difícil. Vamos enfrentar uma das forças do campeonato, com ótimo elenco e dirigida por um técnico consagrado que é o Demétrius. Vamos tentar imprimir um ritmo forte, tentar surpreender e buscar uma vitória”.

A equipe de Rio Preto vai apresentar algumas caras novas para sua torcida, como o armador David, os alas Felipe Tadei (ex-Franca e Solar Cearense) e Lima, bem como Guilherme Taquara e Rodrigo Tiroga, os dois últimos jogam de ala e pivô.

Demétrius Ferraciu, técnico do Sendi/Bauru, também acredita em um campeonato muito equilibrado. “A expectativa é muito grande de fazer um grande campeonato e nosso objetivo e estar brigando pelos primeiros e pelo título. Acredito em um campeonato muito equilibrado, em especial porque as equipes foram reformuladas, investiram e melhoraram na qualidade. Não aponto nenhum favorito, foram muitas reformulações e ver o como cada um vai encaixar e vai jogar e a expectativa é boa da estreia em Rio Preto”.

A nova equipe do Sendi/Bauru contará com o seguinte elenco para o Campeonato Paulista: Armadores: Larry Taylor, Cauê Verzola, Gui Santos e André; Alas – Alex Garcia, Enzo Ruiz, Gustavo Basílio, Samuel e Emanuel; Ala/Pivôs – Jefferson William, Renato Scholz, Gabriel Jaú e João Marcos; Pivôs – Lucas Mariano, Marcão e Malachias. Alex Garcia, Gui Santos e Gabriel Jaú, em recuperação, não irão jogar no primeiro turno do Paulista.

O técnico Rinaldo Rodrigues tem como maior objetivo a manutenção do projeto basquete em Sorocaba. E montar novamente um time forte para disputar o Paulista é motivo de muita alegria para o treinador e dirigente. “Estamos motivados por termos lutado para manter o nosso projeto. A equipe deste ano será bem jovem e com dois veteranos que são o Drudi e o Perez. Eles vão comandar dentro e fora da quadra. Queremos fazer uma boa participação no campeonato”, disse.

A equipe do Mogi/Helbor terá muitas novidades na partida neste sábado em Sorocaba. Seis jogadores reforçam o atual vice-campeão brasileiro: Arthur Pecos, armador, ex-Flamengo; Gui Deodato, ex-Vasco da Gama; Luís Gruber e João Pedro (ex-Franca), Enzo Cafferata (ex-Caxias e o pivô JP Batista (ex-Flamengo), serão as novidades no time do técnico Jorge Guerra, o Guerrinha.

“Nossa expectativa é fazer um campeonato forte. Já deu para perceber que todas equipes irão jogar com força total. Todos mudaram muito, poucos mantiveram base e todos fizeram trocas, e isso obrigou uma renovação grande. Estamos com 80% do time renovado. São mudanças que podem influenciar no rendimento no Paulista. Quem se adaptar o mais rápido possível vai levar vantagem porque o campeonato deste ano será ainda mais rápido, porém decisivo desde a fase de classificação. Estou muito feliz com a montagem do time, com jogadores que atuam mais taticamente, com características diferentes. Não dá para dizer se o de hoje é melhor que o anterior que era muito bom, mas o que montamos hoje defende melhor, joga melhor em conjunto e quando ganhar o ritmo de jogo, vamos fazer boas apresentações em casa e fora”.

Sistema de disputa

As 10 equipes jogarão na primeira fase em turno e returno, todos contra todos. Os dois primeiros colocados ficam aguardando os confrontos entre 3º x 6º e 4º x 5º, em jogo único para fazem às semifinais, em séries melhor de três partidas. A série final também será em melhor de três partidas.

Jogos da 1ª rodada

Sábado (28)

15 horas – Basquete Osasco x Sesi/Franca

17 horas – América/Unirp/Smel Rio Preto x Sendi/Bauru

19 horas – Liga Sorocabana x Mogi/Helbor

Domingo (29)

18 horas – São José x Paulistano/Corpore

18 horas – Corinthians Paulista x EC Pinheiros

Terça-feira (1/8)

18 horas – Sendi/Bauru x Mogi/Helbor

19h30 – Paulistano/Corpore x Corinthians Paulista

Terça-feira (2/8)

19h30 – Basquete Osasco x Liga Sorocabana


+ Basquete