TRATANDO A HIPERLORDOSE

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de setembro de 2017 às 12:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A coluna vertebral é formada por algumas curvaturas fisiológicas, como as lordoses (cervical e lombar) e as cifoses (torácica e pélvica). Estas curvaturas servem para a mobilidade da coluna, que é acionada para sustentar o corpo e se locomover.

Quando há o aumento de uma dessas curvaturas, ocorre uma hiperlordose ou uma hipercifose. Portanto, vamos falar hoje das hiperlordoses, começando pela mais comum que é a hiperlordose lombar.

O aumento da curvatura na região lombar é mais comum em mulheres do que em homens. Pode ser causada por má postura, fadiga excessiva, fraqueza muscular, obesidade ou durante a gravidez.

A hiperlordose lombar está geralmente associada a uma anteversão pélvica, projetando as nádegas pra trás. Isso acontece pelo encurtamento lombar e fraqueza dos abdominais e dos glúteos, causando um desequilíbrio muscular. Durante a gestação e o crescimento da barriga da mulher, o centro de gravidade se desloca pra frente, gerando alteração na postura e dor nas costas.

Além da dor nas costas, a hiperlordose pode causar também hérnia de disco, lesões em quadril e joelho, ou ainda a diminuição da mobilidade da coluna, pois o corpo busca compensar de alguma forma, ocasionando uma retificação da coluna lombar.

Falando agora da hiperlordose cervical, o aumento da curvatura do pescoço se caracteriza pela proeminência da cabeça, onde as causas são as mesmas da hiperlordose lombar, e também pode causar dores nas costas, hérnia de disco e diminuição da mobilidade da coluna, com a retificação do pescoço.

As hiperlordoses podem ser identificadas ao observar uma pessoa de lado, mas o exame de raio-X serve pra analisar a angulação da curvatura e determinar a gravidade desta patologia.

O tratamento das hiperlordoses envolve fisioterapia, Pilates e/ou exercícios de fortalecimento, além de um tratamento quiroprático.

Quem tem hiperlordose, deve seguir algumas recomendações ao treinar:

1- FORTALECER OS MÚSCULOS DO ASSOALHO PÉLVICO: a maior parte dos casos de hiperlordose lombar está relacionada ao desequilíbrio dos músculos que atuam na pelve, portanto quadríceps, iliopsoas, glúteos, isquiotibiais e os eretores da espinha devem ser treinados.

2- ALONGAMENTO GERAL: trabalhar a flexibilidade é importante, pois algum encurtamento, seja em membros superiores ou inferiores, pode incidir diretamente na coluna, alterando a postura.

3- NÃO ESQUECER DA MOBILIDADE: treinamento funcional e Pilates podem ajudar bastante na funcionalidade da pelve e do pescoço.

4- FORTALECER OMBROS E TRAPÉZIO: o enfraquecimento dessas regiões pode ocasionar dores no pescoço, e quem tem hiperlordose cervical, precisa treinar essas regiões e fortalecer os músculos do pescoço também.

Se você tiver mais alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato:
E-MAIL: [email protected]
YOUTUBE: canal Deivid Costa
FACEBOOK: fan page Prof. Deivid Costa
INSTAGRAM: @deividgcosta
TWITTER: @profdeivid

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes