Uni-Facef implanta programa federal de saúde para inserção no mercado

  • Entre linhas
  • Publicado em 3 de dezembro de 2019 às 10:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Iniciativa é realizada através do PET Saúde/Interprofissionalidade, em parceria com Ministério da Saúde

Profa. Dra. Livia Lopes, o reitor do Uni-Facef, Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, Prof. Dr. Franklin Forte e Michael Douglas Coimbra (Foto: Reprodução)

​O Uni-FACEF recepcionou, nos dias 25 e 26 de novembro, o Prof. Dr. Franklin Forte, assessor de projetos PET Saúde/Interprofissionalidade. 

O PET Saúde é um “Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde “, lançado em conjunto pelos Ministérios da Saúde e da Educação.

Esse programa, em linhas gerais, visa o aperfeiçoamento e a especialização nos serviços da área da saúde, bem como a iniciação no trabalho, estágios e vivências, contemplando estudantes e profissionais da área. 

Esse programa “integra ensino-serviço-comunidade, com a missão de fortalecer a educação para a saúde”, conforme site do programa.

O PET-Saúde/Interprofissionalidade faz parte do conjunto de ações do Plano para a Implementação da Educação Interprofissional (EIP) no Brasil, conforme chamado realizado pela OPAS (Organização Pan Americana da Saúde), que faz parte da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Por sua atuação na assessoria aos projetos do PET Saúde/Interprofissionalidade, o Professor Franklin Forte atua como parceiro-crítico do Ministério da Saúde e da OPAS, em dez projetos dessa natureza, inclusive no projeto de educação interprofissional de Franca (SP).

O Professor Franklin Forte está no Uni-FACEF para acompanhar a implantação do PET Saúde/Interprofissional junto à Instituição e à Secretaria Municipal de Saúde. 

Esse programa visa contribuir para a inserção do nosso egresso no mercado de trabalho e fortalecer as práticas colaborativas em saúde e as políticas públicas de saúde. 

Segundo o Prof. Franklin Forte, “este momento de desenvolvimento do PET-Saúde Interprofissionalidade é de grande valia e estima para nós. Ele marca uma nova trajetória para o fortalecimento da Educação Interprofissional em Saúde e a consolidação dos seus marcos teórico-conceituais e metodológicos na realidade brasileira”.

Este projeto é fruto da parceria do Uni-FACEF com a Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa de Michael Douglas Coimbra, que é o representante do Comitê Gestor da COAPS (Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde), da Prefeitura Municipal de Franca.

Os visitantes foram recebidos pelo reitor José Alfredo de Pádua Guerra, pela Pró-reitora Acadêmica, Sheila F. P. e Oliveira, pelas professoras Lívia Lopes e Ana Carolina G. B. Trovão, e pelo professor Frederico Alonso de Freitas.

O PET Saúde/Interprofissionalidade do Uni-FACEF possibilitará a promoção de mudanças no ensino/aprendizagem, o quê, em última instância, contribuirá para uma formação profissional mais aprimorada e para a melhoria dos serviços prestados à comunidade.


+ Educação