Tombado desde 1997, prédio da antiga Mogiana na Estação passará por reforma

  • Entre linhas
  • Publicado em 5 de fevereiro de 2018 às 10:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Obras contarão com respaldo técnico para garantir a manutenção das características originais do patrimônio

A Prefeitura de Franca anuncia para os próximos dias, em conjunto com um grupo de moradores denominado ‘Amigos da Estação’, uma operação que objetiva levar adiante um projeto de obras de manutenção, pequenos reparos e pintura geral do prédio da antiga Mogiana. Esse equipamento é tombado pelo Comdephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Município), desde agosto de 1997 (Decreto 7.420). O colegiado foi consultado recentemente a respeito e se manifestou favoravelmente, com pequenas sugestões a proposta elaborada pela secretaria de Planejamento Urbano.

A condução das benfeitorias programadas terá à frente a Divisão de Cultura, com a participação direta do grupo ‘Amigos da Estação’, que conseguiu e estará contribuindo com o material necessário e a mão de obra. Haverá o acompanhamento de uma profissional técnica para que as obras obedeçam ao plano de trabalho elaborado e que teve o aval do Conselho  de Defesa do Patrimônio Histórico.

O prefeito Gílson de Souza informou que esse projeto de manutenção e melhorias nesse importante patrimônio da cidade, construído em 1939, era uma necessidade antiga e agradeceu a mobilização dos moradores da Estação,que estão sensíveis a causa.  A  linha férrea que precedeu ao prédio nas condições em que se encontra hoje, foi inaugurada em abril de 1887, com uma pequeno prédio que servia como ponto de embarque e desembarque.

Localizado em frente à Praça Sabino Loureiro, a Mogiana conta com fachadas e acessos pelas Avenidas Frei Germano e Integração, o prédio da Mogiana abriga diversos equipamentos públicos, como Biblioteca Sucursal, Acessa SP  de Inclusão Digital, Cartório Eleitoral e um escritório de uma empresa de transporte intermunicipal.

O trecho da linha férrea em Franca com passageiros deixou de circular em fevereiro de 1977 e em 1980, passou o último trem de carga. Em 1988, seus trilhos foram removidos e transferidos para a linha do Vale do Bom Jesus, no município de Pedregulho. A Divisão de Cultura deve confirmar a data de início dos trabalhos na próxima semana, com a participação dos voluntários envolvidos, representantes do Comdephat e da administração municipal.


+ Urbanismo