Tom Zé, ex-jogador do Franca Basquete, dá nome a centro em Araraquara

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 14 de agosto de 2020 às 17:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ex-jogador dá nome a área de esportes e lazer na cidade onde fez sucesso como treinador

A Prefeitura Municipal de Araraquara inaugurou nesta quinta-feira (13) a reforma da área de lazer e esportes do Jardim América, homenageando o ex-jogador e ex-técnico de basquete Tom Zé, que começou a carreira em Franca e integrou o Franca Basquete na década de 1980.

Tom Zé nasceu Antônio José Paterniani, em Santa Rosa de Viterbo (SP). Chegou a Franca aos dez anos e se apaixonou pelo basquete. 

Animado, iniciou na cidade a carreira de jogador, nos anos 80. Passou por outras equipes do interior e, nos anos 90, tornou-se assistente de Jorge Guerra, o Guerrinha, na equipe de Ribeirão Preto. 

Ainda integrou o elenco de outros times do interior, até receber, em 2001, o convite do Uniara, de Araraquara, onde montou o time vice-campeão paulista em 2001; vice-brasileiro e paulista em 2002 e campeão dos Jogos Abertos do Interior em 2002 e 2003.

Depois disso, foi para o Universo/Brasília, onde também fez sucesso como técnico. 

Porém, ainda no início da jornada, morreu no dia 18 de abril de 2008 em decorrência de um câncer, aos 47 anos, deixando um grande legado, não só como esportista, mas também como pessoa querida de todos que o conheceram em Franca.

Ele deixou a esposa Kátia Paterniani e três filhos, Antônio Júnior, Thales e Inaê.


+ Esportes