Timbre da voz pode revelar humor e até mesmo começo de depressão, diz estudo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de julho de 2019 às 20:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo Organização Mundial de Saúde, a depressão afeta quase 350 milhões de pessoas em todo o mundo

A depressão é uma doença séria que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), afeta quase 350 milhões de pessoas em todo o mundo. Incapacitante, o transtorno é considerado a maior causa de suicídios no planeta.

A maioria dos depressivos não sabe que tem o problema, diz Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Uma das razões é a dificuldade de relacionar sintomas de depressão, que são bastante amplos, à condição.

Mas o diagnóstico pode se tornar mais fácil com um novo algoritmo, desenvolvido por pesquisadores do Canadá, capaz de detectar sinais de depressão no timbre de voz de uma pessoa.

Humor e depressão

Baseados em trabalhos científicos anteriores que indicam que o timbre de voz de um indivíduo pode trazer informações sobre seu humor, os estudiosos criaram uma metodologia que combina diferentes algoritmos para reconhecer, por meio de sinais acústicos, possíveis indícios de depressão.

Com a ajuda do novo recurso, os pesquisadores esperam desenvolver uma espécie de “teste caseiro de depressão”. A ideia é transformar a descoberta em um aplicativo para celular que coletaria a voz da pessoa enquanto ela fala ao telefone e, rastreando os indicadores de humor, indicar sinais de uma possível depressão.

Apesar de não ter cura definitiva, a depressão pode ser tratada por meio de combinação de medicamentos e terapia e ter seus sintomas controlados, garantindo ao paciente uma vida livre de sintomas.


+ Ciência