Terceira idade é aposta promissora para o mercado de franquias no Brasil

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de junho de 2019 às 21:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com envelhecimento da população, investir em home care e casas de repouso pode ser negócio lucrativo

A
expectativa de vida do brasileiro passou de 54 anos na década de 60 para 76 em
2018. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a população mundial com
mais de 60 anos vai chegar a 2 bilhões até 2050, mais que o dobro da atual.
Diante desse cenário, as oportunidades de negócios para a terceira idade no
mercado de franquias podem ser bem lucrativas. O setor vem crescendo bastante
nos últimos anos. No ano passado, as redes de franquias brasileiras tiveram um
faturamento de quase R$ 175 bilhões, 7% a mais em relação a 2017. O segmento
também deu um salto no número de empregos gerados em 2018, chegando a 1,3
milhão, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franquias (ABF).

Otimismo
é mesmo a palavra-chave. A expectativa da ABF é fechar o ano com 11% a mais no
faturamento, que tem hoje 2800 redes no país, além do aumento no número de
unidades e de empregos gerados. Para quem está buscando uma de empreender, de
acordo com especialistas, o momento econômico é favorável para investir em
franquias, com juros baixos, inflação controlada e um crescimento no índice de
confiança dos empresários.

 Diversificação

As
oportunidades de negócios para a terceira idade são muitas, como franquia de
home care (cuidados em casa), turismo e passeios, jogos e atividades mentais,
além de casas de repouso.

Para
Eduardo Frutuoso, diretor do Grupo Canadá Saúde, com unidades em Ribeirão
Preto, a franquia é uma aposta de sucesso. “O risco de começar uma empresa do
zero é enorme. Já a franquia possui ótimo formato para se investir, mesmo para
aqueles que não têm experiência na área. Isso porque o serviço já foi testado
por clientes”, diz.

Segundo
a ABF, a chance de acerto é cinco vezes maior com uma franquia, se comparada a
uma empresa comum. Vale lembrar também que esse modelo de negócio tem
propaganda própria e uma rede colaborativa em que o franqueado usufrui das
informações. A ABF Franchising promove anualmente em São Paulo, a capital dos
negócios no Brasil, o maior encontro entre marcas de franquias e
empreendedores. Esse ano a feira vai ser realizada de 26 a 29 de junho. “É um
evento completo para quem busca abrir o próprio negócio, um local recheado de
ótimas opções de investimento nos mais variados segmentos da economia e cheio
de novidades. E é claro que marcamos presença todo ano”, acrescenta Frutuoso.

Nas
franquias de casas de repouso, o diretor do Grupo Canadá Saúde reforça ainda a
importância de um conceito diferente. A assistência sênior pode se tornar um
nicho bem lucrativo, mas a principal ideia é o atendimento de excelência aos
idosos da clínica.  “Esse é o diferencial do nosso trabalho, com um know-how de uma década no
mercado. Temos treinamento constante de equipe, processos e rotinas exclusivos
e um ambiente físico que estimula a autonomia dos hóspedes. É primordial
aumentar a qualidade de vida deles. Tudo isso tem de ser feito com um
acolhimento de extremo carinho por uma equipe multidisciplinar, para fazer com
que os idosos se sintam em casa”, reforça Eduardo Frutuoso. 


+ Economia