Surto de conjuntivite atinge Caldas Novas (GO), destino procurado pelos francanos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de janeiro de 2018 às 17:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Desde a última semana, 60 pessoas são atendidas por dia na cidade que é destino de muitos francanos nas férias

Caldas Novas, cidade de águas termais localizada no estado de Goiás, é um dos destinos mais procurados pelos francanos, principalmente nas férias, por conta das suas águas quentes e parques aquáticos que são a diversão garantida para as famílias.

Mas como o número de visitantes também aumentou nessa época do ano, a cidade vem enfrentando nos últimos dias um surto preocupante de conjuntivite, inclusive reconhecido pela secretaria de Saúde do município local. Além do grande número de turistas, outro fatores contibuem para a propagação da doença, como umidade, piscinas compartilhadas, calor e aglomeração de pessoas.

Desde a última quinta-feira, 11 de janeiro, o registro de atendimento diário na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade goiana distante quase 400km de Brasília é de 50 a 60 pacientes infectados pela doença. Com isso, foi necessário reforçar o quadro de servidores na unidade de saúde, com o acréscimo de um plantonista, além de uma equipe de oftalmologia.

Os hotéis da região foram notificados pelo governo municipal para o reforço da higiene, como trocas mais frequentes de roupas de cama e banho. Os estabelecimentos comerciais também foram orientados e devem disponibilizar álcool em gel para os hóspedes e frequentadores a fim de conter o avanço da conjuntivite. 

Na página do Facebook da Secretaria de Saúde de Caldas Novas, internautas reclamaram da situação, dizendo se tratar de uma epidemia séria e ser difícil encontrar algum turista que não esteja infectado pela doença. 

A oftalmologista Maria Regina Chalita, do Hospital Universitário de Brasília (HUB), destaca que piscinas são locais que ajudam a disseminar a contaminação. “Em casos de surtos, geralmente, trata-se da conjuntivite viral. Ela é passada por meio do contato com outra pessoa e não pelo ar. No caso de Caldas Novas, onde a maioria das piscinas são naturais, ou seja, não recebem tratamento com cloro, isso ajuda a proliferação. O cloro não mata o vírus, mas pode minimizar as chances de contágio”, detalha a médica.

Técnicos da cidade investigam a causa do surto 

De acordo com o secretário de Comunicação de Caldas Novas, João Paulo Teixeira, a localidade recebeu um número maior de turistas por causa do evento Verão Sertanejo, na última sexta-feira e no sábado passados. “Houve um grande aglomerado de pessoas, o que pode ter facilitado a epidemia. É característico na cidade haver um esvaziamento aos domingos, pois somos mais procurados para os fins de semana. Desse modo, também percebemos uma diminuição da procura por tratamento”, afirmou.

Saiba como se prevenir: 

– Lave as mãos sempre que possível, com água e sabão

– Use álcool em gel

– Não toque os olhos sem a devida higiene

– Evite locais com muita gente e fechados

Tipos de conjuntivite

– Viral

Olhos vermelhos, secreção mucoide, inchaço das pálpebras. Principal característica: alto contágio

– Bacteriana 

Quantidade de secreção mais abundante e amarelada, com reação inflamatória. Apesar de parecida com a viral, só pode ser diagnosticada por um oftalmologista

– Alérgico-atópica

Não é contagiosa e aparece com mais frequência em crianças e adolescentes. Geralmente, se manifesta quando existem quadros de alergia, como bronquite e dermatite.


+ Cidades