Sumiço de abelhas pode afetar a qualidade e a quantidade dos alimentos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de outubro de 2018 às 10:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Muito mais do que produtoras de mel, elas são eficientes polinizadoras

​O engenheiro agrônomo Manoel Eduardo Tavares Ferreira, presidente da Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil.e apicultor conta que as abelhas estão diminuindo de forma drástica. “A extinção do cerrado e a entrada da monocultura da cana podem ser consideradas o principal motivo dessa diminuição”, diz Tavares.

Manoel foi entrevista nesta semana pelo programa Ambiente é o Meio desta semana, da Rádio USP (Ouça o programa na íntegra, abaixo). 

O papel mais importante das abelhas é a polinização, com isso alimentos também deixarão de existir se as abelhas desaparecerem. 

“Muitas espécies não conseguem produzir sem as abelhas como, por exemplo, a macieira, que tem um pólen extremamente pesado e úmido, e só a abelha da espécie Apis dá conta dessa polinização”, afirma.

De acordo com Tavares, “muitas outras espécies, como o girassol, também estão diminuindo muito a produção. E o óleo de girassol é o que tem menos agrotóxico, pois é polinizado pelas abelhas. Portanto o desaparecimento das abelhas afetaria a qualidade e até a falta de diversos alimentos”.


+ Meio Ambiente