Solidariedade X voluntariado

  • Construindo Cidadania
  • Publicado em 16 de julho de 2020 às 09:12
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, da IPA Brasil e da AFINCO, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU, Membro Hub One, Líder Internacional de Yoga do Riso, Conselheiro de Relações Sociais e Familiares do Instituto i. s. de desenvolvimento e sustentabilidade Humana e Diretor da rádio Tom Social. www.robertoravagnani.com.br

O brasileiro de forma geral se gaba, aqui no bom sentido, de ser um povo solidário, de aceitar a todos os outros povos, de se mobilizar para atender as catástrofes naturais que nosso país atravessa, como inundações e deslizamentos, aos acidentes como desabamentos de prédios e casas ou  em problemas de saúde de pessoas sem condições, por isso até muitas vezes é enganado por bandidos que se utilizam desta artimanha para conseguir dinheiro fácil e assaltar os de bom coração e em tragédias nacionais como a que estamos passando da Covid-19, neste aspecto, não há o que falar sobre o brasileiro, somos solidários. 

Mas quando entramos na seara do voluntariado, ai a coisa muda de figura um pouco,  temos ainda pouco engajamento voluntario nas causas brasileiras, pois a diferença está em uma palavra, compromisso, para ser voluntário existe um compromisso muito maior do que para ser solidário, solidário você pode ser uma ou algumas vezes e depois se afasta da causa sem maiores complicações, mas para ser voluntário tem que ter um compromisso maior e isso é um problemas para nós brasileiros que não temos uma cultura de voluntariado instalada desde de nossas bases estudantis.

Precisamos criar esta cultura, pois ela como qualquer outra coisa dita cultura é uma criação, precisa ser divulgada, incentivada e em algum momento viraliza e se torna uma cultura.

Para isso quero convidar voe para conhecer o meu novo meu de comunicação sobre voluntariado e terceiro setor, a rádio web Tom Social, 24h de música brasileira e latina, com conteúdo específico sobre voluntariado e terceiro setor para seu conhecimento. www.tom social.org.br.

Será um prazer ter sua visita a nossa mais nova fonte de informação sobre assuntos tão nobres.


+ zero