Sisu abre amanhã (21): veja o passo a passo de como fazer a sua inscrição

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de janeiro de 2020 às 19:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As inscrições no Sisu começam nesta terça-feira (21). Confira como não errar na hora de se inscrever

​As inscrições do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que seleciona estudantes para o ensino superior em universidades públicas de todo o Brasil começam nesta terça-feira (21).

Para participar, é necessário fazer a inscrição pelo site do programa , que é simples e intuitivo. Mas para que não restem dúvidas, veja aqui o passo a passo de como se inscrever no Sisu :

Como usar o site

O primeiro passo ao acessar o site é fazer o login. Para entrar na área de inscrição é preciso clicar em “ Fazer Inscrição ” e preencher o número de inscrição no Enem 2019 e a senha. 

Se o estudante não se lembrar a senha do Enem , é possível recuperá-la .

Uma vez conectado, o candidato deve conferir se as informações pessoais cadastradas no sistema estão corretas.

É por meio dos dados fornecidos que o Sisu poderá entrar em contato. As informações podem ser corrigidas ou atualizadas a qualquer momento na barra superior do site.

Em seguida, o estudante deve procurar as carreiras pelas quais se interessa. Especialistas recomendam que seja feita uma pesquisa prévia de quais e quantas são as vagas ofertadas –  o sistema já está disponível para isso –, para evitar surpresas na hora decisiva, uma vez que o site pode ficar sobrecarregado. 

É possível pesquisar as vagas pelo nome do município, da universidade ou do curso.

Após identificar as carreiras desejadas, o estudante deve entrar na área “Minha Carreira” e clicar em “Fazer Inscrição na 1ª opção” para selecionar o que ele mais deseja cursar e, em seguida, clicar em “2ª opção de curso” para defini-la.

Nesse momento é importante também prestar atenção na modalidade, ou seja, no tipo de concorrência. O aluno deverá escolher se vai tentar uma vaga por ampla concorrência ou por cotas e clicar em “Escolher esta modalidade”. 

Confirmação e alterações

Por fim, é necessário conferir todos os dados dos cursos e da modalidade de vaga, a documentação que será exigida pela universidade no momento da matrícula e, caso não haja nenhum erro, clicar em “Confirmar minha inscrição”.

Voltando para a tela “Minha Inscrição” é possível conferir mais uma vez as informações das opções escolhidas. As escolhas podem ser alteradas a qualquer momento durante todo o período de inscrições, que vai de 21 a 26 de janeiro (segundo anunciou o ministro da Educação nesta segunda-feira (20). 

A inscrição pode ser feita tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis, sem a necessidade de baixar nenhum aplicativo específico.

Se restarem dúvidas, o candidato pode tirar dúvidas sobre o Sisu por meio do telefone 0800-616161, disponibilizado pelo Inep.


+ Educação