Sindicato dos Bancários diz há aglomeração e pede polícia na porta das agências

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de abril de 2020 às 12:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em ofício, o Sindicato pede para a polícia ajudar as pessoas a manterem o distanciamento determinado

Edson Roberto dos Santos, presidente do Sindicato dos Bancários

O Sindicato dos Bancários enviou ofício ao comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Franca, pedindo uma ação dos agentes policiais na área externas das agências bancárias, diante das aglomerações de pessoas.

O presidente do Sindicato dos Bancários, Edson Roberto dos Santos

Edson disse que desde que o governo do Estado de São Paulo, através de decreto do governador João Dória, estabeleceu estado de calamidade pública no estado em virtude da pandemia do Covid-19, parte da população, seguindo também orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, iniciou o isolamento social e o período de quarentena em suas residências.

Sobre as agências, o presidente do Sindicato lembrou que o setor bancário, de acordo com o decreto, é considerado serviço essencial e por isso foi obrigado a manter suas atividades. 

Através de acordo firmado entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito a Federação Nacional dos Bancos, o horário de atendimento das agências bancárias foi reduzido.

Passou a funcionar das 10h às 14h, salientando que o horário das 09h às 10h foi reservado exclusivamente para pagamento aos beneficiários do INSS.

É que este grupo é composto, em sua maioria, por idosos que fazem parte do grupo de risco de contágio do Covid-19.

O acordo firmado com a Federação dos Bancos também prevê que haja contingenciamento no interior das agências e dos caixas eletrônicos.

Com isso, as agências estão controlando de entrada e saída de clientes e usuários, fazendo com que haja um número mínimo de pessoas no interior das unidades de atendimento.

Por isso, o ofício diz que tem causado bastante preocupação ao sindicato o fato de que nos últimos dias, em virtude até da data de pagamento de salários, benefícios do INSS e agora também da ajuda emergencial do Governo Federal, a grande aglomeração de pessoas nas calçadas em frente às agências, sem o mínimo respeito ao distanciamento legal imposto pelas autoridades sanitárias e de saúde.

Diante do exposto, o Sindicato solicitou uma fiscalização efetiva na parte externa das agências bancárias da cidade, visando coibir tanto a aglomeração de pessoas e consequentemente o risco de transmissão do vírus Covid-19.

Também pediu para coibir a ação de meliantes que se aproveitam da situação para cometerem crimes de qualquer natureza.


+ Cotidiano