Setor de eventos na região de Franca aumenta chance de emprego a terceirizados

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de março de 2019 às 20:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De janeiro a março as contratações aumentam devido às formaturas, que movimentam milhões

Lucimar Pratali Camillo, diretora da Ticomia Formaturas

​O setor de eventos é um dos que mais empregam trabalhadores terceirizados. É o que diz a economista Lucimar Pratali Camillo, membro da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) e diretora da Ticomia Formaturas. Para a ABEOC, a ampliação do período de trabalho temporário, de três para seis meses, muito comum no setor de eventos, e a terceirização da atividade-fim, medida que permite a contratação terceirizada sem restrições, previstas na nova Lei da Terceirização (Lei Nº 13.429/2017), aprovada em 2017, contribuiu para o aumento de oportunidades na área.

A taxa de desemprego no Brasil aumentou para 12%, no trimestre encerrado em janeiro, atingindo 12,7 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o número de oportunidades terceirizadas tem crescido. Hoje 22% dos trabalhadores formais são terceirizados.

De janeiro a março as contratações aumentam devido às formaturas. “É uma época em que Ribeirão Preto não tem outros eventos (científicos e empresarias), o que possibilita preencher uma lacuna de trabalho para estes profissionais”, explica Lucimar. Segundo ela, entre os serviços contratados estão buffets, paisagismo, decoração, aluguel de móveis, assessoria de comunicação, fotografia e filmagem, segurança, estacionamento, comunicação visual, equipamentos de som e iluminação, barman, atores de performance,  atrações culturais etc.  “Hoje, mais de 70% de nossa mão de obra está na área de serviços ”, destaca.


+ Trabalho