Sesi Franca e Paulistano fazem semifinal da Copa Super 8 no Pedrocão

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de dezembro de 2018 às 10:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Equipe francana, se vencer, enfrentará o ganhador de Flamengo e Botafogo na final do torneio

Nada melhor que dois clássicos para decidir os finalistas da Copa Super 8. De um lado, Flamengo e Botafogo, rivais de camisa no Rio de Janeiro, farão uma das semis. Do outro, Sesi Franca Basquete e Paulistano, que fizeram várias decisões e playoffs nos últimos anos, farão a outra.

Franca e Paulistano, sem dúvida alguma, possuem uma das rivalidades mais afloradas do basquete brasileiro atual. O duelo da semi do Super 8 entre eles será nesta quarta-feira (26/12), no Pedrocão, às 20 horas, com transmissão ao vivo da ESPN.

Para chegar à decisão, o Franca, líder do primeiro turno do NBB CAIXA, bateu o São José (8º) nas quartas de final, por 81 a 71, no Ginásio Pedrocão. Já o Paulistano (4º) foi ao Ginásio Hugo Ramos e venceu o rival da última decisão de NBB CAIXA, Mogi (5º), pelo placar de 75 a 72.

Para você ficar por dentro de tudo que envolve esse clássico da semifinal da Copa Super 8, preparamos um apanhado de informações sobre o duelo. Fique ligado e não perca esse jogão!

Duas finais seguidas

Franca e Paulistano fizeram as duas últimas finais do Campeonato Paulista. Cada um venceu uma, e o melhor: ambos os títulos foram conquistados na casa do adversário.

Em 2017, o CAP foi ao Pedrocão e levantou o inédito troféu em plena casa do adversário ao fechar a série melhor de cinco em 3 a 2 – na mesma temporada foi campeão do NBB CAIXA, também de maneira inédita.

Já em 2018, foi a vez dos francanos darem o troco em uma nova decisão contra o Paulistano. Desta vez em série melhor de três, o clube da Capital do Basquete fechou o confronto em 2 a 0, com vitória no Jogo 2 em pleno Ginásio Antonio Prado Jr.

Agora, Franca e Paulistano terão mais uma decisão pela frente. No entanto, essa, diferente de todas as outras, é em jogo único, mata-mata, perdeu tá fora.

Fatídico playoff

Não dá para falar de Franca x Paulistano e não lembrar daquele fatídico playoff de quartas de final do NBB CAIXA 2016/2017. Na ocasião, os francanos tinham o mando de quadra na série e levaram a decisão da vaga na semi para o Jogo 5, no Pedrocão.

Porém, os garotos Yago Mateus, Georginho, Lucas Dias (hoje no Franca) e Cia. ditaram o ritmo do CAP na partida e lideraram a equipe a uma épica vitória no Pedrocão completamente lotado, por 80 a 67.

Vale lembrar que a eliminação francana veio depois de uma vitória incrível no Jogo 4, em plena casa do Paulistano, por 105 a 87, o que elevou bastante a moral da equipe para o confronto derradeiro.

Pode se dizer que ali, naquele Jogo 5 no Pedrocão, teve início a “era Yago” no Paulistano. O baixinho, então com 18 anos e ainda pouco conhecido, teve sangue frio para fazer cestas incríveis e liderar a virada do CAP diante mais de 5 mil torcedores francanos.

Mais tarde, na companhia do fiel escudeiro Lucas Dias, outra joia do basquete brasileiro atual, o “Monstrinho” foi vice-campeão daquela edição do NBB CAIXA e conquistou os títulos do Campeonato Paulista 2017 e do NBB CAIXA 2017/2018 na temporada seguinte.

Histórico é do Franca

Em toda a história do NBB CAIXA, Franca e Paulistano se enfrentaram 34 vezes, com 20 vitórias dos francanos e 14 para os alvirrubros.

Foram três confrontos de playoffs entre eles: oitavas de final em 2011/2012 (3 a 0 Franca), quartas de final de 2013/2014 (3 a 2 Paulistano) e a fatídica série quartas de final em 2016/2017 (3 a 2 Paulistano).

No primeiro turno da atual temporada do NBB CAIXA, o Franca dominou o Paulistano no Pedrocão e levou a melhor por 89 a 73.

Mas, agora, trata-se de um duelo de vida ou morte. Ganhou, avança. Perdeu, tá fora. E aí, qual será o desfecho de mais um capítulo dessa linda história que vem sendo escrita por Paulistano e Franca?

Campeão x Campeão

Franca e Paulistano são duas das maiores potências do basquete brasileiro. Isso não dá nem para discutir. O duelo envolve nada menos que o atual campeão do NBB CAIXA e o atual campeão paulista e sul-americano.

Para ser mais exato, os dois clubes foram campeões de quatro dos últimos seis campeonatos no calendário do basquete brasileiro nas duas últimas temporadas.

Franca e Paulistano foram campeões de 4 dos últimos 6 campeonatos disputados no calendário do basquete brasileiro nos dois últimos anos (Divulgação/FIBA)

O Paulistano conquistou o Estadual 2017 e NBB CAIXA 2017/2018, e Franca levou o Estadual 2018 e a Liga Sul-Americana 2018 – somente a Sul-Americana 2017 e a Liga das Américas 2018 não tiveram um dos dois times como campeão.

Arsenais pesados

O confronto entre esses dois gigantes do basquete brasileiro colocará frente a frente dois dos melhores ataques do NBB CAIXA: Franca com média de 87,7 pontos por jogo (2º) e Paulistano com 82,0 por jogo (4º).

Os dois também se sobressaem nas bolas de 3 pontos: os francanos acertam 10,7 arremessos longos por duelo (3º), enquanto o CAP converte 9,7 por confronto (4º) no NBB CAIXA.

As defesas também são muito parecidas: Franca sofre 78,85 pontos por partida (6ª melhor defesa), enquanto Paulistano permite aos adversários em média 79,31 pontos por jogo (8ª).

Cinco atletas de ambas as equipes já defenderam as cores do clube rival. Pelo lado do Paulistano, o ala Léo Meindl, titular em partidas da Seleção Brasileira nas Eliminatórias, é nascido e criado em Franca. Em sua cidade natal, fez todas as categorias de base e jogou quatro temporadas do NBB CAIXA.

Além dele, o ala Antonio também é nascido e criado em Franca e atuou pelo clube da Capital do Basquete por seis temporadas. Outro que também já jogou pelo time francano é o ala/pivô Du Sommer, que atuou por lá na temporada 2016/2017.

Pelo lado do Franca, a “Lei do Ex” envolve a dupla Elinho e Lucas Dias, que fez história com a camisa do Paulistano na temporada anterior e conquistou os dois títulos do clube na temporada: Paulista 2017 e NBB CAIXA 2017/2018 – este no qual Elinho foi eleito como Melhor Armador do campeonato.

Curiosamente, no duelo do primeiro turno entre Franca e Paulistano, a tal da “Lei do Ex” já funcionou com Elinho e Lucas Dias, que fizeram 12 e 15 pontos, respectivamente, e ajudaram a construir a grande vitória francana no clássico, por 89 a 73.

Por sua vez, Elinho será desfalque na partida contra seu ex-clube pela Copa Super 8 devido a uma lesão de grau 2 no adutor da coxa direita sofrida nos primeiros minutos do Jogo 1 da decisão da Liga Sul-Americana. A previsão de retorno é para janeiro.

Desfalques

Um dos grandes destaques não só do Franca, mas de todo o NBB CAIXA, o ala Didi muito provavelmente será ausência no duelo contra o CAP. O jogador sofreu uma lesão no músculo adutor da coxa direita e será avaliado antes da partida.

Assim como na decisão da Sul-Americana e nos dois últimos jogos (NBB CAIXA e Super 8), o Franca entrará em quadra desfalcado do armador Elinho Corazza, que se recupera de uma lesão de grau 2 no adutor da coxa direita e só retornará às quadras em janeiro.

Já o Paulistano terá força máxima para essa decisão da vaga na final da Copa Super 8 contra o Franca.

Programação da Copa Super 8

Semifinal:

26/12 (Quarta-feira)

20h – Sesi Franca Basquete x Paulistano/Corpore – ao vivo na ESPN

27/12 (Quinta-feira)

21h10 – Flamengo x Botafogo – ao vivo no Fox Sports

Final:

29/12 (Sábado) – 14 horas – ao vivo na Band, ESPN e Fox Sports


+ Basquete