Sesi expõe mostra gratuita com esculturas míticas da literatura e do teatro

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de março de 2018 às 14:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Exposição com peças feitas em arame farpado segue até 31 de março, e conta com recursos de acessibilidade

​O SESI Franca expõe de 01 a 31 de março de 2018 a mostra Entreato, composta por 15 esculturas de figuras míticas da literatura e do teatro. A exposição estará aberta à visitação pública gratuita de segunda a sábado, das 09 às 16h.

Resultado de dois anos de estudos e pesquisas, a exposição Entreato dá vida a figuras dos universos míticos – literário e teatral – por meio do trabalho com modelagem de arames de alumínio tramados.

Dono de múltiplas habilidades, o escultor e ator, Paulo Bordhin aproveitou seu tempo livre entre os ensaios; e do espaço dos camarins para conceber e desenvolver seres alados, figuras em movimento e estruturas diáfanas suspensas que se manifestam no mundo ideal das artes.

“A experiência de trabalhar com um material portátil permitiu o aproveitamento de intervalos de tempo pulsantes de energia de outras formas de expressão e, assim, amalgamar a efemeridade do movimento sonoro e imagético do espetáculo teatral com a perpetuidade da escultura”, disse Bordhin.

Ainda de acordo com o artista, neste trabalho, além do seu uso inusitado, o arame ganha outra significação: perde a característica comercial “e a finalidade de separar e eleva-se ao nível artístico, por meio da união”.

A mostra Entreato já esteve exposta no MUBE (Museu Brasileiro de Escultura), em São Paulo, e na New Century Artists, em Nova York. No SESI (Unidade), será oferecida com recursos de acessibilidade providenciados pela ONG Mais Diferenças – piso podo-tátil, audiodescrição, legendas em braile e vídeo explicativo em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).

Sobre o escultor

Paulo Bordhin é gaúcho, nascido em São Luiz Gonzaga (RS) e formado em Jornalismo e Artes Cênicas.

É um artista múltiplo: escultor, designer de joias, instrumentista, compositor e ator de teatro, cinema e TV. Em São Paulo, ele participou de 20 montagens teatrais, 150 filmes publicitários, quatro telenovelas e dois longas-metragens.

Tem obras em exposição permanente na Zona D da Sala São Paulo – OSESP e em seu próprio ateliê, na Vila Madalena. Com mais de dez exposições no currículo, sua última individual Entreatomos foi realizada, em 2009, no TU Mercado de Arte.

Em outubro de 2010, construiu a escultura Paineira, de cinco metros de altura, como parte do cenário para o Prêmio Trip Transformadores, ocorrido no Auditório do Ibirapuera (SP).

Contatos

www.paulobordhin.com.br 

SERVIÇO

Exposição Entreato

Local: SESI Franca – Avenida Santa Cruz, 2.870 Jardim Centenário

Datas e horários: de 01 a 31 de março – segunda a sábado, das 09 às 16h.

Agendamento de mediação/atividades para grupos escolares e instituições pelo e-mail: [email protected]

AVCB: 330959, válido até 04/12/2020

Alvará: 955/95

Informações: (16) 3712-1600 


+ Cultura