Sesi de Franca recebe nesta sexta, 1º, peça “Contrata-se” sobre vida das mulheres

  • Entre linhas
  • Publicado em 31 de outubro de 2019 às 23:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Espetáculo aborda desde situações de dependência a preconceitos, violências e submissões

O espetáculo “Contrata-se”, resultado do processo de criação desenvolvido pela turma do Módulo Múltiplas Linguagens do Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP, apresenta a partir desta sexta-feira, 1º de novembro, no Teatro do Sesi de Franca, um relato perturbador na vida de mulheres.

A tensão oculta aquece aos poucos a análise da burguesia sob o recorte da convivência de uma família de classe média paulista com sua babá, para que coloquemos uma lupa em situações que estão tão veladas no nosso cotidiano, que se mostram quase imperceptíveis. A relação de dependência mútua entre esses familiares e a governanta dá origem a frustrações.

Com uma apreensão crescente, “Contrata-se” expõe questões que revelam a essência de nossos tempos, abordando as relações de poder, os preconceitos entre classes e culturas, o papel da mulher na sociedade e as cobranças envolvendo a maternidade.

Sob direção de Thayse Guedes, orientadora de Artes Cênicas do SESI-SP, a peça está dentro da programação do Cena Livre, temporada de espetáculos dos NACs que traz, este ano, o tema Movimentos Migratórios.

Ficha Técnica

Dramaturgia: Inspirada nos livros de Leila Slimani “Canção de Ninar” e Preta-Rara “Eu, empregada doméstica” | Adaptação:

Thayse Guedes e Múltiplas Linguagens Franca | Direção e Figurino: Thayse Guedes | Cenário e Iluminação: Hélio Simões e Grupo Múltilas Linguagens | Música ao vivo: Breno Teles | Designer Gráfico: Ruan Carvalho | Elenco: Ádrio Rossin, Álvaro Gomes, Breno Teles, Deny Eduardo, Giulia Vatiero, Natan Duzi, Guto Pinheiro, Matheus Roque, Pâmella Alves, Taís Falcuci, Tarik Fraig, Tuane Tagava, Wellington Júnior, Ruan Paiva e Rans Alburquerque | Fotografia: Felínio Freitas | Apoio Técnico: Júnior Carrijo

A Temática

Os temas do Cena Livre são definidos em comum acordo entre os Orientadores de Artes Cênicas e a equipe técnica de Artes Cênicas do SESI-SP. No processo de criação, eles discutem desde o universo da dramaturgia até o próprio contexto social dos alunos e como eles se relacionam com o mundo.

Nesta edição de 2019, o tema Movimentos Migratórios tem como ponto de partida as obras dramatúrgicas da literatura em constante movimento, em busca da descoberta do seu território. São trazidos para o palco textos com ênfase na dramaturgia brasileira, moderna e contemporânea como as obras de Matéi Visniec, Glória de Oliveira, Aglaja Veteranyi, Leia Slimani, Anders Lustgarten’s, Arthur Miller, Curt Nimuendaju, Bertolt Brecht, Luís Alberto Abreu, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto, Hilda Hilst e Lyman Frank Baum.

“O Cena Livre proporciona, através dos temas que são anualmente escolhidos, a reflexão sobre o momento presente, sobre a sociedade e valores que nos cercam. Esse ano, serve como um disparador de questões ou uma lupa, que amplia o que até então estava escondido ou adormecido. E nesse sentido, todo o processo é uma maneira de nos tornarmos mais lúcidos e conscientes, não apenas da linguagem do teatro e da representação cênica, mas também da temática”, reflete Miriam Rinaldi, Supervisora de Programas Culturais do SESI-SP, sobre o processo criativo do Cena Livre. Para conferir toda a programação, acesse aqui.

Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP

Com 32 anos de existência, o Núcleo de Artes Cênicas é um dos mais expressivos programas de formação em cultura do SESI-SP. Atende mais de 6 mil alunos por ano, atuando na promoção de qualidade de vida em cursos para adultos, na orientação de jovens estudantes de teatro e na expansão da criatividade infantil por meio da vivência teatral. São 20 unidades, espalhadas em 18 cidades em todo Estado – A.E Carvalho, Vila Leopoldina e Vila das Mercês; Grande São Paulo: Mauá, Osasco, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo; litoral: Santos. Interior: Araraquara, Birigui, Campinas, Franca, Itapetininga, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

O Múltiplas Linguagens, curso anual do Núcleo de Artes Cênicas propõe um afundamento na linguagem teatral a partir do estudo de diferentes técnicas e processo de montagem. Ao longo do ano, o aluno é preparado para construir enredos e personagens, idealizar figurinos e cenários, bem como planejar toda a produção dos espetáculos.

SERVIÇO

Local: Teatro do SESI Franca – Avenida Santa Cruz, 2870, Jd. Centenário – Franca/SP – CEP 14403-600

*Fotos: (Felínio Freitas)

AVCB: 330959 – validade: 04/12/2020

Alvará: 955/95 – validade: indeterminado

Datas e horários: 1, 2, 3, 8, 9 e 10/11. Sextas e sábados às 20h e domingos às 19h

Capacidade: 201 lugares, 01 para cadeirantes

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

Modalidade: Adulto

Gênero: Drama épico

Informações: 16 37121621

Site: http://franca.sesisp.org.br

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início do espetáculo.

A peça “Contrata-se” acontece nos dias 1, 2, 3, 8, 9 e 10 de Novembro, sextas e sábados às 20h e domingos às 19h. Entrada gratuita com ingressos reservados pelo sistema Meu SESI, https://www.sesisp.org.br/meu-sesi


+ Cultura