Senado vota nesta terça-feira, 19, projeto sobre adiamento do Enem 2020

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de maio de 2020 às 12:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O Projeto de Lei (PL) 1.277/2020, suspende a aplicação do Enem em casos de calamidade pública

Os líderes do Senado decidiram incluir na pauta da sessão desta terça-feira (19) o projeto de lei que adia o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus. 

O Projeto de Lei (PL) 1.277/2020, da senadora Daniela Ribeiro (PP-PB), suspende a aplicação do Enem em casos de calamidade pública. A proposta pode sofrer alterações durante a votação na Casa.

Pelo calendário atual, o período de inscrição para o exame vai até a próxima sexta-feira (22). 

As provas impressas estão agendadas para novembro e, a partir deste ano, os candidatos também podem optar pela avaliação digital.

No início de maio, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, participou da reunião de líderes do Senado e pediu para que os senadores não votassem a proposta. 

Em entrevista na última sexta-feira (15), Abraham Weintraub disse que há possibilidade de reavaliar a data de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), caso a situação do coronavírus no Brasil não tenha sido amenizada.

“Tenho apresentado para senadores e deputados que eu não sou intransigente, é cedo para adiar, vamos esperar dois meses, em agosto a gente avalia, retomamos o assunto. Nesse momento eu considero precipitado e até desumano adiar o Enem”, disse. 

Em meio aos pedidos de adiamento, o presidente Jair Bolsonaro também comentou o assunto na semana passada.

O presidente disse que está conversando com Weintraub sobre o assunto e não destacou a possibilidade de “atrasar um pouco” a aplicação das provas.

“O Enem, estou conversando com o Weintraub, né? Se for o caso, atrasa um pouco, mas tem de ser aplicado esse ano”, disse.


+ Educação