Senac Franca orienta sobre cuidados que se deve ter durante a Black Friday

  • Entre linhas
  • Publicado em 20 de novembro de 2017 às 11:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Marcelo Barros, docente da área de gestão e negócios da unidade, separou dicas importantes sobre liquidação

Desde 2010, a Black Friday ocorre sempre na última sexta-feira de novembro no Brasil – neste ano, será no dia 24.  A data é considerada uma boa oportunidade para o comércio, pois as pessoas realizam compras de todos os tipos de itens com descontos significativos. Porém, para o consumidor, é necessário atenção para evitar armadilhas durante a liquidação.

Há maneiras simples de evitar qualquer tipo de golpe em relação aos preços e à segurança da compra. Quem comprova isso é Marcelo Oliveira Barros, docente da área de gestão e negócios do Senac Franca, que separou dicas importantes para desfrutar do período de promoções. Acompanhe:

  • Planejar é a melhor opção: antes de consumir qualquer mercadoria, veja se realmente precisa dela. É importante compreender as necessidades para não complicar as contas futuras, que, nesta época, envolvem gastos extras de Natal, Ano Novo, IPTU, IPVA, entre outros. A dica é fazer uma lista de produtos que de fato precisa e outra de itens que gostaria de comprar, caso a renda seja suficiente. Além disso, tente estabelecer um limite de custos e tome cuidado com o uso do cartão de crédito.
  • Observe os valores: a ideia é pesquisar os preços dos produtos com duas semanas de antecedência da Black Friday, para comprovar com folhetos ou foto a demonstração do item e o seu valor real e, assim, ter a certeza de que a oferta realmente foi cumprida pela loja.
  • Atenção on-line: geralmente, quando está próximo ao evento, as pessoas recebem e-mails com ofertas inusitadas. Porém, o cuidado está aí: promoções enviadas virtualmente podem ser armadilhas, tanto nos preços quanto no link dos sites, que utilizam de domínios sem identificação para fraudar o internauta. O fato é, caso os valores dos produtos estejam muito abaixo da média, não são itens indicados à compra, principalmente pela internet.
  • Site confiável: para identificar se o site realmente existe e não é uma cilada, é necessário verificar minuciosamente o endereço de acesso e checar o canal de relacionamento da empresa com o consumidor. Pesquisar em redes sociais o que as pessoas dizem da organização também é uma forma segura de saber se as promoções são verdadeiras. Outra dica é consultar a lista do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), para analisar os destinos eletrônicos que devem ser evitados.
  • Cuidado com pagamentos via boletos: evite empresas virtuais que só aceitam pagamentos via boleto, pois, caso haja fraude, a pessoa não conseguirá recuperar o valor pago, já que não foi solicitada uma verificação no crédito dela. 

+ Comércio