Seminário sobre autismo reúne no 1º dia mais de 500 pessoas em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de novembro de 2019 às 21:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Seminário nacional trata da importância de políticas educacionais voltadas para pessoas autistas

O auditório do Dan Inn hotel recebeu na última terça-feira, 12, um público estimado em mais de 500 pessoas de diferentes regiões do país, da cidade e da nossa região, para acompanhar o Seminário de Políticas Educacionais para Pessoas com o Transtorno do Aspecto Autista. 

Coube ao prefeito Gilson de Souza, anfitrião da recepção das delegações da região, do Ministério da Educação, parceiro da Prefeitura dessa realização, dos delegados da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo, desejar boas vindas e saudar a todos pela oportunidade de refletirem sobre uma questão tão presente no cotidiano social, notadamente no ambiente escolar.

Junto com o secretário municipal da Educação, Edgar Ajax Filho, também esteve a secretária de Ação Social, Eliete Maria Neves, uma representante do Ministério da Educação e um dirigente local da Associação de Pais e Amigos do Autista em Franca.

Em todos os pronunciamentos foi enaltecida a importância desse ciclo de palestras e troca de saberes, envolvendo profissionais de diversas regiões do país, equipes locais e das cidades da região que estão podendo tirar suas dúvidas e aprimorar práticas na lida diária com essa patologia.

Antes do pronunciamento das autoridades, houve um momento especial, com a presença dos alunos da rede municipal de ensino que formam o Coral Infanto Juvenil acompanhando o Hino Nacional, seguido de uma apresentação artística. 

Depois dos pronunciamentos iniciais, foi realizada a primeira palestra com o convidado da manhã, Francisco Vardes Braga Júnior, discorrendo sobre o tema “Conceituando o Autismo e suas Atualidades no Diagnóstico”. 

À tarde, a programação seguiu com o Dr. Marcelo Valio, abordando a temática “Atualização do Marco Legal, (Direitos Autorais), depois a exposição com a palestrante Maria de Lourdes Esteves Bezerra, Flávia Marçal e Dalmir Pacheco de Souza, abordando o tema: Formação Inicial e Continuada de Professores (Avaliação Dos Cursos e Pós-Graduação); Políticas Públicas, Tais como: BNCC, Pnld, dentre outras.

Fechando a programação da tarde, teve a palestra com a Dra. Ana Carolina Sella, focada no tema “Atualização Sobre as Técnicas e Metodologias: PEI (Planejamento Educacional Individualizado) e PPI (Projeto Pedagógico Institucional); Tecnologia Assistiva, Práticas de Gestão e Monitoramento, tendo como convidados mediadores Danilo Lemos Batista, Ricardo Mazzonetto, Lucelmo Lacerda e Carolina Spínola A. Corrêa.

A programação dessa quarta-feira, 13, no mesmo local, começa às 8h30, com a abordagem do tema ‘Educação para Toda a Vida’, com a expert no assunto Maryse Suplino. Depois a palestra 6: 10h30 às 11h30 – “Para Inclusão Social Plena da Pessoa Portadora de Transtornos do Espectro Autista”, com Graça Maduro;

Palestra 7: 13h30 às 14h30 – William Chimura, sobre “O Autista no Contexto da Educação Superior, Educação Profissional e Tecnológica” – EPT, Programa Incluir.

Palestra 8: 14h30 às 15h30 – “ Equipe Multiprofissional Para a Promoção do Potencial da Pessoa com Autismo; Palavra dos Autistas; Visão Crítica à Inclusão Educacional do Autista. Especialista, com Fátima de Kwant,

16h30 Às 17h30 – Consolidação de Documento Propositivo. Mediadores: Danilo Lemos Batista, Ricardo Mazzonetto, Lucelmo Lacerda, Carolina Spínola A. Corrêa.

O encerramento do Seminário está programado para quinta-feira, com uma conjunto de palestras durante o dia todo.


+ Educação