Seminário de Pesquisa em Linguística traz doutores do mundo inteiro a Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de setembro de 2019 às 12:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Pesquisa em Franca traz experiência internacional para analisar democracia e resistência política

Mais de 40 pesquisadores com atuação em Franca e outras cidades envolveram-se em um trabalho para analisar a democracia, resistência política e produção científica. 

A questão jurídica está também inserida nessa abordagem por conta do discurso retórico que é empregado em tribunais. 

O estudo acontece com o X Seminário de Pesquisa em Linguística da Unifran (Selifran), realizado entre os dias 19 e 21 de outubro.

Professores doutores de outras nacionalidades também vieram a Franca para promover o debate. 

Entre eles está doutora em linguística Mónica Graciela Zoppi Fontana, que é da Argentina e atualmente professora na Unicamp.

Também veio o doutor em letras Gerardo Ramírez Vidal, coordenador do Centro de Estudos Clássicos do Instituto de Investigações Filológicas da Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM).

Mónica Graciela Zoppi Fontana fez a conferência “’Barbúrdia’ e divulgação científica em tempos de gurus e fake-news” na quinta-feira (19). 

Gerardo Ramírez Vidal ministrou curso de quatro dias sobre retórica e na sexta-feira (20) à noite esteve na mesa-redonda “Retórica, imagens (mentais) e produção científica”.

O pesquisador da Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM) veio ao Brasil a convite da professora doutora Maria Flávia Figueiredo e do professor doutor Acir de Matos Gomes, coordenador do Projeto de Retórica Jurídica Ibero-americano. 

Ambos fazem parte da comissão organizadora do Selifran. A presidente da comissão é a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguista da Unifran, professora doutora Luciana Carmona Garcia Manzano.

“São cinco dias de intenso e profundo conhecimento de retórica. Além disso, mostra como a pesquisa feita em Franca tem muita importância e o caminho que já seguimos na internacionalização da pesquisa aqui na Unifran”, ressalta Acir de Matos Gomes, que também ministra aula no curso de Direito, é vice-presidente da OAB Franca e foi à UNAM neste ano para participar de seminário jurídico no México, onde teve contato com Gerardo Ramírez.

“Para mim, conhecer os amigos brasileiros e poder participar deste encontro é uma vitória. Viemos discutir e aprimorar a retórica, buscar entender mais o tema com diferentes pontos de vista”, aponta o doutor Gerardo Ramírez Vidal, autor de livro que investiga a retórica nazista capitaneada por Adolf Hitler (“La palabra y el puño: perfiles de la retórica nazista em el Mein Kampf de Adolf Hitler”, 2013).

“O professor doutor Gerardo nos deixou o desafio de divulgar a retórica e mostrar a importância desse campo teórico, o que iremos realizar e vamos ter mais novidades pela frente”, comenta Maria Flávia Figueiredo, uma das líderes do Grupo Pesquisa em Argumentação e Retórica (PARE) e integrante da comissão organizadora do X Selifran.

O Seminário de Pesquisa em Linguística da Unifran (Selifran) acontece com o apoio da Unifran, que é uma instituição Cruzeiro do Sul, e da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Nesta edição, os convidados são Doutora em Linguística pela Unicamp Mónica Graciela Zoppi Fontana; Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí Atílio Catosso Salles; Pós-Doutora em Linguística pela USP Mariana Luz Pessoa de Barros; Pós-doutora pela Universidade Paris 8 Renata Ciampone Mancini; Doutor em Letras pelo Instituto de Filosofia Faculdade de Magistério da Universidade de Estudos de Perugia Gerardo Ramírez Vidal; Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues; e Pós-doutora em Linguística pela Universidade de Sheffield Renata Maria Facuri Coelho Marchezan. O site oficial do evento é https://selinfran.net/.


+ Educação