Semana de Brahms – 07 de maio de 1833

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 11 de maio de 2018 às 15:28
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vamos falar de realidade!

E ninguém melhor do que Brahms e sua biografia para testemunhar a realidade dura para se conseguir ser músico em qualquer tempo e lugar.

Nascido em Hamburgo, na periferia, morando num cortiço com várias outras famílias, Johannes Brahms tinha uma flauta doce que era seu único instrumento. Seu pai, Jacob, músico, tocava no cais do porto mas recebia apenas alguns trocados que não davam para sustentar a família que estava passando necessidade.

Como Johannes Brahms ouvia o sr Fritz passando com o realejo na rua e prestava muita atenção às músicas que ele tocava, subia correndo para o cortiço e com sua flauta doce reproduzia os sons que tinha ouvido.

Seus pais vendo isso perceberam que o menino demonstrava interesse pela música e trataram de conseguir aulas de piano para ele. O menino atravessava a cidade para ter aulas com o Prof Cossel. Andava por duas horas e tinha aulas todos os dias. Seu progresso foi rápido.

Certo dia, quando abriu a janela percebeu o Grande Incêndio de Hamburgo e ficou apavorado porque não poderia ir à aula de piano, mas encontrou uma solução, foi caminhando por outras ruelas e neste momento encontrou uma fábrica de pianos. Curioso, entrou e o dono da fábrica o convidou a tocar. Todos os funcionários aplaudiram e ele passou a estudar neste local.

Há 185 anoschegavaao planeta Terraeste, que deixou uma obra maravilhosa, hoje conhecida no mundo todo.

Vivia num cortiço, periferia, sem dinheiro, sem instrumento, e conseguiu com seu esforço e ajuda de algumas pessoas, setornar um grande compositor mundialmente conhecido.

Quando ouço as pessoas dizerem queprecisa ‘ nascer com o dom ‘ para ser músico, eu digo em seguida : precisa ter perseverança. O dom é apenas um detalhe.

E neste mundo onde as pessoas reclamam das dificuldades, a música chega imperiosa na vida daqueles que querem agarrar uma oportunidade e fazer a diferença no mundo, mas a música é recado de alma para alma , o dinheiro é difícil de ser conquistado se a intenção musical for realmente sublime. Mas nada é impossível.

Vamos ouvir um pouco de Brahms nesta semana de seu aniversário !

E homenageá-lo especialmente agradecendo a ele pelas melodias maravilhosas que nos deixou !

Agradecer pelo exemplo de vida !

Agradecer pelo testemunho que deu …

Dica PARA AS MAMÃES NESTE DIA DAS MÃES : filme SONATA DE AMOR – A vida de Schumann, sua esposa e pianista Clara e seu amigo BRAHMS.

Clara Schumann teve 7 filhos , foi pianista, concertista, e quando a música fala alto no coração tudo é possível ! Vejam o filme !

Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero