Semáforos sonoros para deficientes terão novas padronizações no País

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de outubro de 2017 às 12:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:24
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Resolução do Contran pretende facilitar travessia de pedestre com deficiência visual

A sinalização sonora para o deficiente visual será uniformizada em todo o País. A Resolução do Conselho Nacional de Trânsito, publicada neste mês, padroniza e regulamenta os sinais sonoros, visuais e vibratórios dos equipamentos utilizados nos semáforos de trânsito.

Uma das mudanças que entrarão em vigor a partir de janeiro de 2020 determina que os semáforos com sinal sonoro sejam identificados com sinalização tátil e de alerta, além de serem equipados de acordo com as normas técnicas de acessibilidade. Além disso, o usuário deve manter o botão de acionamento por três segundos para ativação do modo sonoro da botoeira, que deverá emitir uma mensagem verbal de indicação. 

Quando esse modo for ativado, será emitido um som de travessia, que será reproduzido durante o tempo de verde e de vermelho. De acordo com a resolução, esse som não deve ser interrompido por outro sinal sonoro ou mensagem verbal sob qualquer hipótese.

Segundo o diretor do Denatran, Elmer Vicenzi, a determinação padroniza os sinais de trânsito em qualquer lugar do País, o que contribui para o deficiente visual acionar, da mesma maneira, os equipamentos de sinalização. “Essa resolução parte da necessidade de conferir maior segurança à travessia desse tipo de pedestre, bem como em consideração à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)”, explicou

Os órgãos executivos de trânsito devem realizar os estudos necessários para a implantação dos semáforos dotados de sinal sonoro. 


+ Trânsito