Sem Lucas Lima, suspenso, e David Braz, com entorse no joelho, Elano escala Peixe

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de novembro de 2017 às 09:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Santos Futebol Clube e o Grêmio se enfrentam pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro

O técnico Elano Blumer convocou 23 atletas para a partida entre o Santos Futebol Clube e o Grêmio, válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017 e que será disputada no domingo (19), às 19 horas, no Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP). 

O meia Lucas Lima, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e o zagueiro David Braz, com entorse no joelho direito, são os principais desfalques. O lateral-esquerdo Orinho, que participou dos dois últimos confrontos do Santos B no Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2017, está de volta. João Paulo, Gustavo Henrique, Caju, Zeca, Matheus Oliveira, Vitor Bueno, Léo Cittadini, Lucas Crispim e Nilmar seguem fora.

O meia Lucas Lima recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o Bahia e desfalca o Santos FC na tarde de sábado, no díficil compromisso contra o Grêmio. É a 12ª vez que o camisa 10 recebe a advertência na competição, a quarta vez que não atua pelo Peixe no Brasileirão por suspensão automática.

Já o zagueiro David Braz, que havia se recuperado de edema no músculo anterior da coxa esquerda e entrado como titular contra o Bahia, sofreu entorse no joelho direito na partida realizada em Salvador (BA). 

O mau estado do gramado da Arena Fonta Nova colaborou com a lesão, já que o atleta pisou errado devido um buraco. Como não houve qualquer tipo de comprometimento aos ligamentos do joelho, o camisa 14 deve voltar antes do término do Brasileirão. 

O departamento médico santista o vetou, até o momento, apenas para a partida contra o Grêmio. Ele já trata no Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas do Futebol desde a manhã de sexta-feira (17).

O lateral-esquerdo Orinho, que foi titular do Santos B nas vitórias sobre Grêmio e Atlético-MG, em partidas válidas pela fase de grupos do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, está de volta entre os relacionados da equipe principal.

Os Meninos da Vila Matheus Oliveira e Lucas Crispim seguem treinando sob o comando do técnico Elano Blumer, mas à disposição do Santos B, que está classificado para as semifinais do Aspirantes. O adversário da próxima semana é o São Paulo.

O volante Yan voltou da China, onde participou de competição com o Sub-20 do Santos FC. Ele segue sem ser relacionado para uma partida da equipe principal. Do outro lado do planeta o camisa 40 teve oportunidade de atuar em três jogos, sendo um deles durante os 90 minutos. O planejamento da comissão técnica principal era o de inserir o irmão gêmeo de Yuri em jogos oficiais e, assim, dar ritmo de atuação ao atleta.

O goleiro João Paulo, liberado pelo técnico Elano Blumer para defender o Santos B no Campeonato Brasileiro de Aspirantes, sofreu lesão de grau 1 no músculo reto anterior da coxa direita na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, no dia 9 de novembro, em partida realizada na Vila Belmiro. Ele já trata no Cepraf. Não há previsão de retorno.

Já o lateral-esquerdo Caju voltou a ser desfalque do Santos FC após sofrer lesão de grau 1 no músculo sóleo da perna esquerda. Ele estava na concentração para a partida contra a Chapecoense quando se queixou para o médico da delegação sobre “dores na perna”. Ele foi cortado da partida em Chapecó (SC) e liberado na manhã de terça-feira (13) para voltar a Santos (SP) para exames e iniciar a recuperação no Cepraf. Não há previsão de retorno.

O zagueiro Gustavo Henrique foi submetido a artroscopia no dia 5 de outubro devido de sintomas relacionados a lesão do menisco medial do joelho esquerdo, que se intensificaram após entorse ocorrido no jogo contra o Corinthians, no dia 10 de setembro. Ele já iniciou trabalhos de recuperação no Cepraf. Não há previsão de retorno.

O camisa 19 Léo Cittadini foi submetido a procedimento cirúrgico no dia 2 de outubro para tratamento de luxação gleno umeral recidivante do ombro esquerdo. A operação foi efetuada pelo especialista em cirurgia do ombro e cotovelo Dr. Benno Ejnisman no Hospital Israelita Albert Einstein, na Unidade Morumbi, em São Paulo (SP). A cirurgia, que não era de urgência, aconteceu antes das férias de fim de ano em comum acordo entre atleta, DM e comissão técnica com o intuito do jogador estar restabelecido para a pré-temporada 2018.

Vitor Bueno é desfalque certo até a temporada 2018, já que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito no empate em 1 a 1 com o Atlético-GO, no dia 1º de julho. Ele passou por cirurgia de reconstrução do LCA no dia 6 de julho.

O Santos FC acatou a solicitação do atacante Nilmar para cumprir um afastamento temporário, sem ônus para o clube, para tratar de questões de saúde, com a anuência do departamento médico. A Diretoria dará o apoio necessário para que sua reintegração ocorra o mais breve possível.

O lateral-esquerdo Zeca não comparece no CT Rei Pelé desde o dia 25 de outubro. Seu caso está entregue aos departamentos Pessoal e Jurídico do Santos FC.


+ Futebol