Seja Digital doa 95 livros para a biblioteca da escola Jerônimo Barbosa Sandoval

Doação foi realizada através da Esac - Escola de Aprendizagem e Cidadania de Franca

Postado em: em Educação

A gerente regional da Seja Digital Daniela Honório com alunos e representantes da escola Jerônimo Barbosa Sandoval durante a entrega dos 95 livros

A Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil, além de distribuir kits para a população de menor renda atendida pelo Governo Federal, doou nesta sexta-feira (9/2), por meio da Esac (Escola de Aprendizagem e Cidadania de Franca), 95 livros para a biblioteca da Escola Estadual “Jerônimo Barbosa Sandoval”, em Franca. Os alunos atuaram como voluntários em diversas ações da Seja Digital, ajudando a informar a população sobre o processo de desligamento do sinal analógico na cidade e em outros 24 municípios da região, que já começou e se encerra em 21 de fevereiro. A entrega dos livros aconteceu na sede da escola, que fica na Rua Doutor Manoel Nicácio, 425, na Vila Nicácio. 

A escola, que faz parte do Programa Ensino Integral, atende 280 alunos do 6º ao 9º ano, com idade entre 11 e 15 anos. O projeto “Doe livros e faça um aluno feliz!” é coordenado pela professora Cláudia Spereta Mendes Mariano, que estimulou os estudantes a atuarem como multiplicadores das informações sobre a mudança do sinal de TV. Eles orientaram familiares e a comunidade em que moram sobre o desligamento do sinal analógico e a distribuição de kits gratuitos, que já beneficiou 78 mil famílias em toda a região.

Segundo a professora, como a escola era exclusivamente de Ensino Fundamental do Ciclo I, passando a oferecer o Ensino Integral apenas em 2015, o acervo da Sala de Leitura está carente de livros para o público infanto-juvenil. “A ideia do projeto surgiu para disponibilizar livros que atendam os gostos e interesses dos alunos, estimular a leitura de forma lúdica e significativa, ampliar o universo literário, oferecendo material diferenciado. Apresentamos a leitura como forma de manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões e ainda para ajudar a identificar os seus gêneros preferidos”, diz Cláudia. 

Por isso, a lista dos livros a serem doados pela Seja Digital foi sugerida pelos próprios alunos. Nela estão obras da literatura voltadas para o público infanto-juvenil, com gêneros diversos como ficção, suspense, fantasia, romance, ação e aventura. 

Entre eles, a coleção “Diários do Vampiro”, da escritora americana L. J. Smith e clássicos que já foram para as telas do cinema, como a saga “Crepúsculo”, de Stephenie Meyer; “Harry Potter”, de J. K. Rowling; “Como eu era antes de você”, de Jojo Moyes; “A culpa é das estrelas” e “Cidades de Papel”, de John Green; a série “Divergente”, de Veronica Roth; “Quatros Vidas de um cachorro”, de W. Bruce Cameron; “Extraordinário”, de R. J. Palacio, entre outros. 

“O Programa Ensino Integral é estruturado em um novo Modelo de Gestão e Pedagógico, tendo como principal finalidade formar jovens protagonistas, que sejam autônomos, solidários e competentes. Não tem como explicar a satisfação pelos livros, porque com essas obras poderemos estimular ainda mais a leitura entre os estudantes, que é um dos pilares da educação”, diz Cláudia. 

“A proposta de doação dos livros teve como principal objetivo estimular nos jovens a prática de ações de voluntariado, responsabilidade social e cidadania. O esforço dos voluntários, o impacto positivo nas nossas ações e o crescimento pessoal dos alunos, enquanto cidadãos, fazem o nosso trabalho ainda mais gratificante”, diz Daniela Honório, gerente regional da Seja Digital.

O desligamento do sinal analógico

Por decisão do GIRED, Grupo de Implantação da TV Digital, os canais de TV de Franca e de outras 24 cidades da região estão autorizados a desligar o sinal analógico desde o dia 31/1. O processo se encerra em 21 de fevereiro e após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta pelo sinal digital. 

Famílias de menor renda atendidas pelos programas sociais do Governo Federal têm direito a retirar o kit gratuito. Para mais informações, basta acessar o site www.sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147, com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. 

Esta semana, a Seja Digital atingiu o patamar de 78 mil kits gratuitos distribuídos na região de Franca. O kit é composto por antena digital e conversor com controle remoto, que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital. Além de retirar os equipamentos, é importante realizar a instalação para vivenciar a experiência com a TV digital.


Artigos Relacionados