Seguro-desemprego: País registra 3,5 mi de pedidos entre março e julho

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 6 de agosto de 2020 às 12:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quase 9 milhões de trabalhadores perderam o emprego no segundo trimestre deste ano

A crise do coronavírus fez 3,46 milhões de brasileiros recorrerem ao seguro-desemprego só entre março e julho, uma alta de 18,3% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Os requerimentos em julho, no entanto, ficaram em 570,5 mil, a primeira queda desde o início da pandemia. Em junho, haviam sido registrados 570,5 mil pedidos.

Os dados foram divulgados na quarta-feira (6), pelo Ministério da Economia, e revelam que o estoque de desempregados no mercado formal ainda é alto, mas apresenta tendência de recuo, em movimento semelhante ao já observado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Se entre empregados com carteira há sinal de que o momento pior já passou, dados mais amplos, que incluem trabalhadores informais, revelam uma crise muito maior.

Também na quarta-feira, o IBGE divulgou que 8,9 milhões de trabalhadores — incluindo os sem registro — perderam o emprego no segundo trimestre, na comparação com os três primeiros meses do ano. O número de ocupados caiu de 92,2 milhões para 83,3 milhões, a maior queda desde 2012.


+ Trabalho