Secretário da Educação não garante retorno das aulas para setembro

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 25 de julho de 2020 às 11:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para que escolas possam voltar com aulas presenciais, todo estado precisa estar na Fase Amarela por 28 dias

João Gabbardo afirma que volta às aulas não é o problema, mas

​O retorno de aulas presenciais está marcado para o dia 8 de setembro no estado de São Paulo. Mas segundo o coordenador executivo do Centro de Contingência do combate ao coronavírus em São Paulo , João Gabbardo , essa previsão pode precisar ser adiada. “Não vai ser possível de ser realizada”, disse na sexta-feira (24).

“A decisão de não haver regionalização [da reabertura das escolas] é muito mais por uma demanda da própria Secretaria da Educação. Também seria possível que as escolas municipais iniciassem nas regiões que estão amarelas há mais tempo, mas esse tema da educação ainda está em discussão”, afirmou o coordenador em entrevista concedida à GloboNews.

A decisão foi mantida na última semana pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Mas Gabbardo explicou que os critérios requisitados para a retomada das aulas presenciais podem não ser cumpridos. 

O principal deles é garantir 35% de ocupação das instituições e ter todos os estados na Fase 3 – Amarela do Plano SP de reabertura por ao menos 28 dias. “As regiões não vão cumprir com o pedido de estar na fase 3, amarela. Isso não vai ser possível”, reforçou Gabbardo .

Segundo Gabbardo, o problema não é retomar as aulas em si, mas “o que envolve” este processo.”É mais gente no transporte público, é a mobilização de professores, de pessoas que trabalham nas escolas, não depende exatamente só dos alunos. Esse é o problema. Mas não existe nada definitivo”, informou.


+ Educação